Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47649

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Rosângela Aparecida Ferreira-
dc.contributor.authorSOUZA, Carmem Isabelle Silva de-
dc.date.accessioned2022-11-17T14:20:49Z-
dc.date.available2022-11-17T14:20:49Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.date.submitted2022-11-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Carmem Isabelle Silva de. A Leitura na Base Nacional Comum Curricular : análise das habilidades de leitura para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) -Letras Português - Licenciatura- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47649-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar como o documento oficial, a Base Nacional Comum Curricular, aborda o eixo leitura no Ensino Fundamental anos finais e no Ensino Médio. Pretende, também, observar como o trabalho com a leitura contribui para o desenvolvimento social dos alunos e a forma que o professor pode trabalhar na sala de aula. A análise aqui proposta justifica-se pela urgência de professores buscarem outros métodos de trabalhar a leitura em sala de aula, em que seja realizada uma vivência real da língua, incentivando o pensamento crítico, para que os alunos sejam leitores ativos do texto. Esta pesquisa foi realizada através de uma investigação de base qualitativa e descritiva das habilidades propostas em cada ano do Ensino Fundamental, e no Ensino Médio. Chega-se à conclusão que a proposta feita pela BNCC no âmbito da leitura é tornar os alunos cidadãos que pensam criticamente e podem questionar e lutar pelos seus direitos.pt_BR
dc.format.extent39f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleA Leitura na Base Nacional Comum Curricular : análise das habilidades de leitura para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6053649534373927pt_BR
dc.description.abstractxThe following work main goal is to analyze the official document, the national common curricular base addresses the correlation of reading by the end of the elementary school and high school. It Should also conclude how the work with reading improve the social development of the students and how a teacher could work in the classroom. This study is justified by the urgency of teachers who seek for other methods to work the reading at the classroom, wich should encourage the critical thinking, so the students can become active readers. The following research was based on qualitative and descriptive skills proposed in each year of elementary school. It is possible to conclude that the BNCC's goal in the reading context is to transform students in citizens that can think critically and fight for their own rights.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A LEITURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - CARMEM.pdf404,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons