Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47649
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Rosângela Aparecida Ferreira | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Carmem Isabelle Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T14:20:49Z | - |
dc.date.available | 2022-11-17T14:20:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Carmem Isabelle Silva de. A Leitura na Base Nacional Comum Curricular : análise das habilidades de leitura para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) -Letras Português - Licenciatura- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47649 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar como o documento oficial, a Base Nacional Comum Curricular, aborda o eixo leitura no Ensino Fundamental anos finais e no Ensino Médio. Pretende, também, observar como o trabalho com a leitura contribui para o desenvolvimento social dos alunos e a forma que o professor pode trabalhar na sala de aula. A análise aqui proposta justifica-se pela urgência de professores buscarem outros métodos de trabalhar a leitura em sala de aula, em que seja realizada uma vivência real da língua, incentivando o pensamento crítico, para que os alunos sejam leitores ativos do texto. Esta pesquisa foi realizada através de uma investigação de base qualitativa e descritiva das habilidades propostas em cada ano do Ensino Fundamental, e no Ensino Médio. Chega-se à conclusão que a proposta feita pela BNCC no âmbito da leitura é tornar os alunos cidadãos que pensam criticamente e podem questionar e lutar pelos seus direitos. | pt_BR |
dc.format.extent | 39f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | A Leitura na Base Nacional Comum Curricular : análise das habilidades de leitura para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6053649534373927 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The following work main goal is to analyze the official document, the national common curricular base addresses the correlation of reading by the end of the elementary school and high school. It Should also conclude how the work with reading improve the social development of the students and how a teacher could work in the classroom. This study is justified by the urgency of teachers who seek for other methods to work the reading at the classroom, wich should encourage the critical thinking, so the students can become active readers. The following research was based on qualitative and descriptive skills proposed in each year of elementary school. It is possible to conclude that the BNCC's goal in the reading context is to transform students in citizens that can think critically and fight for their own rights. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A LEITURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - CARMEM.pdf | 404,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons