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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47647
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Título: | Sequência didática e uso de ferramentas tecnológicas digitais como instrumentos pedagógicos no ensino de viroses e métodos de prevenção |
Autor(es): | SILVA, Tatiane Fonseca da |
Palavras-chave: | Virologia; Métodos de ensino; Aplicativos móveis |
Data do documento: | 15-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Tatiane Fonseca da. Sequência didática e uso de ferramentas tecnológicas digitais como instrumentos pedagógicos no ensino de viroses e métodos de prevenção. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | As doenças virais têm representado um risco a saúde pública, principalmente as de veiculação respiratória, atualmente, estando dentro do quadro das doenças de mais alta demanda a serviços de saúde devido ao seu poder de disseminação e letalidade. Portanto, o ensino de virologia deve ser abordado no ensino de Biologia, de modo a promover saberes necessários a prevenção dessas enfermidades. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática (SD) utilizando ferramentas tecnológicas digitais como instrumentos pedagógicos para o ensino de doenças virais e métodos de prevenção. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa através de questionários semiestruturados aplicados a alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual, os quais possibilitaram a compreensão do processo de ensino-aprendizagem de saberes significativos para a prevenção de viroses diante da inclusão de ferramentas tecnológicas digitais associadas a uma abordagem investigativa (SD). Para tal, foi elaborada uma Sequência Didática aplicada em 5 momentos, totalizando 6 aulas. Seu desenvolvimento teve início com a exposição do problema que resultou em um debate com uso da técnica de Brainstorm, em que foram abordadas as concepções prévias dos estudantes sobre o tema; seguindo da apropriação de conceitos a partir da articulação de equipes para pesquisa; análise de Fake News e sistematização do conhecimento através da divulgação dos produtos das pesquisas; e, culminou com a produção de um protótipo de App pelos próprios estudantes, no qual são abordados métodos preventivos para doenças virais. Quanto aos resultados, observou-se que a SD favoreceu a alfabetização científica dos estudantes relacionada ao tema proposto, a qual pode ser evidenciada no despertar das competências e habilidades apresentadas pelos estudantes, tais como: reflexão crítica, oralidade, argumentação e uso de conceitos científicos. Além disso, a inclusão das ferramentas tecnológicas digitais mostra-se uma excelente ferramenta pedagógica e motivacional no ensino de viroses, uma vez que, aproxima a cultura digital ao processo educativo. Sendo assim, é importante enfatizar que o uso das atividades investigativas estimulou o raciocínio científico nos estudantes, que poderá refletir em comportamentos adequados para a prevenção de viroses e melhoria na qualidade de vida. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47647 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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