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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47647

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Título: Sequência didática e uso de ferramentas tecnológicas digitais como instrumentos pedagógicos no ensino de viroses e métodos de prevenção
Autor(es): SILVA, Tatiane Fonseca da
Palavras-chave: Virologia; Métodos de ensino; Aplicativos móveis
Data do documento: 15-Jun-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Tatiane Fonseca da. Sequência didática e uso de ferramentas tecnológicas digitais como instrumentos pedagógicos no ensino de viroses e métodos de prevenção. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: As doenças virais têm representado um risco a saúde pública, principalmente as de veiculação respiratória, atualmente, estando dentro do quadro das doenças de mais alta demanda a serviços de saúde devido ao seu poder de disseminação e letalidade. Portanto, o ensino de virologia deve ser abordado no ensino de Biologia, de modo a promover saberes necessários a prevenção dessas enfermidades. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática (SD) utilizando ferramentas tecnológicas digitais como instrumentos pedagógicos para o ensino de doenças virais e métodos de prevenção. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa através de questionários semiestruturados aplicados a alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual, os quais possibilitaram a compreensão do processo de ensino-aprendizagem de saberes significativos para a prevenção de viroses diante da inclusão de ferramentas tecnológicas digitais associadas a uma abordagem investigativa (SD). Para tal, foi elaborada uma Sequência Didática aplicada em 5 momentos, totalizando 6 aulas. Seu desenvolvimento teve início com a exposição do problema que resultou em um debate com uso da técnica de Brainstorm, em que foram abordadas as concepções prévias dos estudantes sobre o tema; seguindo da apropriação de conceitos a partir da articulação de equipes para pesquisa; análise de Fake News e sistematização do conhecimento através da divulgação dos produtos das pesquisas; e, culminou com a produção de um protótipo de App pelos próprios estudantes, no qual são abordados métodos preventivos para doenças virais. Quanto aos resultados, observou-se que a SD favoreceu a alfabetização científica dos estudantes relacionada ao tema proposto, a qual pode ser evidenciada no despertar das competências e habilidades apresentadas pelos estudantes, tais como: reflexão crítica, oralidade, argumentação e uso de conceitos científicos. Além disso, a inclusão das ferramentas tecnológicas digitais mostra-se uma excelente ferramenta pedagógica e motivacional no ensino de viroses, uma vez que, aproxima a cultura digital ao processo educativo. Sendo assim, é importante enfatizar que o uso das atividades investigativas estimulou o raciocínio científico nos estudantes, que poderá refletir em comportamentos adequados para a prevenção de viroses e melhoria na qualidade de vida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47647
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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