Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47647

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Isabella Macário Ferro-
dc.contributor.authorSILVA, Tatiane Fonseca da-
dc.date.accessioned2022-11-17T14:18:04Z-
dc.date.available2022-11-17T14:18:04Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.citationSILVA, Tatiane Fonseca da. Sequência didática e uso de ferramentas tecnológicas digitais como instrumentos pedagógicos no ensino de viroses e métodos de prevenção. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47647-
dc.description.abstractAs doenças virais têm representado um risco a saúde pública, principalmente as de veiculação respiratória, atualmente, estando dentro do quadro das doenças de mais alta demanda a serviços de saúde devido ao seu poder de disseminação e letalidade. Portanto, o ensino de virologia deve ser abordado no ensino de Biologia, de modo a promover saberes necessários a prevenção dessas enfermidades. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática (SD) utilizando ferramentas tecnológicas digitais como instrumentos pedagógicos para o ensino de doenças virais e métodos de prevenção. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa através de questionários semiestruturados aplicados a alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual, os quais possibilitaram a compreensão do processo de ensino-aprendizagem de saberes significativos para a prevenção de viroses diante da inclusão de ferramentas tecnológicas digitais associadas a uma abordagem investigativa (SD). Para tal, foi elaborada uma Sequência Didática aplicada em 5 momentos, totalizando 6 aulas. Seu desenvolvimento teve início com a exposição do problema que resultou em um debate com uso da técnica de Brainstorm, em que foram abordadas as concepções prévias dos estudantes sobre o tema; seguindo da apropriação de conceitos a partir da articulação de equipes para pesquisa; análise de Fake News e sistematização do conhecimento através da divulgação dos produtos das pesquisas; e, culminou com a produção de um protótipo de App pelos próprios estudantes, no qual são abordados métodos preventivos para doenças virais. Quanto aos resultados, observou-se que a SD favoreceu a alfabetização científica dos estudantes relacionada ao tema proposto, a qual pode ser evidenciada no despertar das competências e habilidades apresentadas pelos estudantes, tais como: reflexão crítica, oralidade, argumentação e uso de conceitos científicos. Além disso, a inclusão das ferramentas tecnológicas digitais mostra-se uma excelente ferramenta pedagógica e motivacional no ensino de viroses, uma vez que, aproxima a cultura digital ao processo educativo. Sendo assim, é importante enfatizar que o uso das atividades investigativas estimulou o raciocínio científico nos estudantes, que poderá refletir em comportamentos adequados para a prevenção de viroses e melhoria na qualidade de vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVirologiapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.titleSequência didática e uso de ferramentas tecnológicas digitais como instrumentos pedagógicos no ensino de viroses e métodos de prevençãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0932749841371084pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3490683084560044pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxViral diseases have represented a risk to public health, especially those of respiratory transmission, currently being within the framework of the diseases with the highest demand for health services due to their power of dissemination and lethality. Therefore, the teaching of virology must be addressed in the teaching of Biology, in order to promote knowledge necessary for the prevention of these diseases. Thus, the objective of the present work was to develop a Didactic Sequence (DS) using digital technological tools as pedagogical tools for teaching viral diseases and prevention methods. The work was carried out from a qualitative research through semi-structured questionnaires applied to students of the 2nd year of High School at a State Technical School, which made it possible to understand the teaching-learning process of significant knowledge for the prevention of viruses in the face of inclusion of digital technological tools associated with an investigative approach (SD). To this end, a Didactic Sequence was developed, applied in 5 moments, totaling 6 classes. Its development began with the exposition of the problem that resulted in a debate using the Brainstorm technique, in which the students' previous conceptions on the subject were addressed; following the appropriation of concepts from the articulation of research teams; analysis of Fake News and systematization of knowledge through the dissemination of research products; and, culminated in the production of a prototype App by the students themselves, in which preventive methods for viral diseases are addressed. As for the results, it was observed that the SD favored the scientific literacy of students related to the proposed theme, which can be evidenced in the awakening of the competences and abilities presented by the students, such as: critical reflection, orality, argumentation and use of scientific concepts. In addition, the inclusion of digital technological tools proves to be an excellent pedagogical and motivational tool in the teaching of viruses, since it brings digital culture closer to the educational process. Therefore, it is important to emphasize that the use of investigative activities stimulated scientific reasoning in students, which may reflect on appropriate behaviors for the prevention of viruses and improvement in the quality of life.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Tatiane Fonseca da Silva.pdf4,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons