Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47606

Compartilhe esta página

Título: Interconexões entre literatura e ciências da natureza: poesias sobre a classe insecta nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): BEZERRA FILHO, Adriano José Peres
Palavras-chave: Classe Insecta; Recurso didático; Insetos; Poesias; Ciências naturais; Literatura
Data do documento: 10-Out-2022
Citação: BEZERRA FILHO, Adriano José Peres. Interconexões entre literatura e ciências da natureza: poesias sobre a classe insecta nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Os Insetos representam o maior grupo em riqueza e diversidade destacada em relação aos outros animais, além disto, o seu estudo denominado de entomologia, demonstra-se notoriamente importante devido a sua vasta interação com os seres humanos. De acordo com questões analisadas no ensino de insetos e em livros didáticos, observa-se que nesse campo das ciências naturais, os conteúdos são tratados com superficialidade, desenvolvendo exclusão de processos biológicos importantes e da aproximação social dos conceitos científicos. Os Insetos passam por visões antropocêntricas negativas, ou seja, a visão estereotipada de que esses animais são apenas prejudiciais, ademais muitas pessoas classificam de forma errônea esses animais, incluindo organismos que não fazem parte do grupo taxonômico. A partir desses aspectos, a pesquisa teve como objetivo propor uma cartilha de poesias, como ferramenta paradidática complementar para ensino de insetos, no ensino fundamental anos finais. A literatura foi utilizada em coligação com ciências, pois observa-se que há um processo de imaginação, interpretação e indagação que envolve ambas as áreas de conhecimento. Além de facilitar a compreensão e dinamizar o entendimento do conhecimento científico. Dessa maneira, a poesia foi utilizada como principal recurso didático e a partir disso os conteúdos das poesias foram abordados em aspectos relacionados à melhoria do ensino de insetos, como a divulgação científica, a contextualização do ensino e aproximação social entre os alunos e os conteúdos. As poesias utilizadas seguiram alguns padrões de rimas e alguns de seus títulos e versos buscaram provocar indagação a partir de perguntas. Ainda, caracterizando mais a arte e ciências para o processo de ensino e aprendizagem, foi utilizado ilustrações para dinamizar a leitura dos textos literários e científicos, além de exemplificar por meio de espécies reais ilustradas no material didático. Essas imagens juntamente com as poesias, desenvolvem um material lúdico e esquematizado buscando trazer inspirações de métodos para o ensino de Ciências Naturais. Portanto, essa cartilha de poesias propõe um ensino dinamizado e interdisciplinar, além de disponibilizar recursos para processos pedagógicos envolvendo o professor e o aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47606
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ADRIANO JOSÉ PERES BEZERRA FILHO.pdf903,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons