Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47606
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | BEZERRA FILHO, Adriano José Peres | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:28:50Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T18:28:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-11 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA FILHO, Adriano José Peres. Interconexões entre literatura e ciências da natureza: poesias sobre a classe insecta nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47606 | - |
dc.description.abstract | Os Insetos representam o maior grupo em riqueza e diversidade destacada em relação aos outros animais, além disto, o seu estudo denominado de entomologia, demonstra-se notoriamente importante devido a sua vasta interação com os seres humanos. De acordo com questões analisadas no ensino de insetos e em livros didáticos, observa-se que nesse campo das ciências naturais, os conteúdos são tratados com superficialidade, desenvolvendo exclusão de processos biológicos importantes e da aproximação social dos conceitos científicos. Os Insetos passam por visões antropocêntricas negativas, ou seja, a visão estereotipada de que esses animais são apenas prejudiciais, ademais muitas pessoas classificam de forma errônea esses animais, incluindo organismos que não fazem parte do grupo taxonômico. A partir desses aspectos, a pesquisa teve como objetivo propor uma cartilha de poesias, como ferramenta paradidática complementar para ensino de insetos, no ensino fundamental anos finais. A literatura foi utilizada em coligação com ciências, pois observa-se que há um processo de imaginação, interpretação e indagação que envolve ambas as áreas de conhecimento. Além de facilitar a compreensão e dinamizar o entendimento do conhecimento científico. Dessa maneira, a poesia foi utilizada como principal recurso didático e a partir disso os conteúdos das poesias foram abordados em aspectos relacionados à melhoria do ensino de insetos, como a divulgação científica, a contextualização do ensino e aproximação social entre os alunos e os conteúdos. As poesias utilizadas seguiram alguns padrões de rimas e alguns de seus títulos e versos buscaram provocar indagação a partir de perguntas. Ainda, caracterizando mais a arte e ciências para o processo de ensino e aprendizagem, foi utilizado ilustrações para dinamizar a leitura dos textos literários e científicos, além de exemplificar por meio de espécies reais ilustradas no material didático. Essas imagens juntamente com as poesias, desenvolvem um material lúdico e esquematizado buscando trazer inspirações de métodos para o ensino de Ciências Naturais. Portanto, essa cartilha de poesias propõe um ensino dinamizado e interdisciplinar, além de disponibilizar recursos para processos pedagógicos envolvendo o professor e o aluno. | pt_BR |
dc.format.extent | 66 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Classe Insecta | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Insetos | pt_BR |
dc.subject | Poesias | pt_BR |
dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | Interconexões entre literatura e ciências da natureza: poesias sobre a classe insecta nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1311300985879128 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Insects represent the largest group in richness and diversity highlighted in relation to other animals, in addition, their study called entomology, is notoriously important due to their vast interaction with humans. According to issues analyzed in the teaching of insects and in textbooks, it is observed that in this field of natural sciences, the contents are treated with superficiality, developing exclusion of important biological processes and the social approximation of scientific concepts. Insects undergo negative anthropocentric views, that is, the stereotyped view that these animals are only harmful, in addition many people erroneously classify these animals, including organisms that are not part of the taxonomic group. From these aspects, the research aimed to propose a booklet of poetry, as a complementary book tool for teaching insects, in elementary school final years. The literature was used in a coalition with sciences, because it is observed that there is a process of imagination, interpretation and inquiry that involves both areas of knowledge. In addition to facilitating understanding and boosting the understanding of scientific knowledge. Thus, poetry was used as the main didactic resource and from this the contents of poetry were addressed in aspects related to the improvement of insect teaching, such as scientific dissemination, contextualization of teaching and social approximation between students and contents. The poetry used followed some patterns of rhymes and some of their titles and verses sought to provoke inquiry from questions. Furthermore, characterizing art and sciences for the teaching and learning process, illustrations were used to boost the reading of literary and scientific texts, besides exemplifying through real species illustrated in the didactic material. These images, together with the poetry, develop a playful and schematized material seeking to bring inspirations of methods for the teaching of Natural Sciences. Therefore, this booklet of poetry proposes a dynamic and interdisciplinary teaching, besides providing resources for pedagogical processes involving the teacher and the student. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ADRIANO JOSÉ PERES BEZERRA FILHO.pdf | 903,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons