Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47577
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, Jorge Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T14:38:18Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T14:38:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Jorge Ferreira da. Sequências didáticas com foco na educação ambiental: propostas alternativas para construção de novos saberes nos espaços escolares. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47577 | - |
dc.description.abstract | Levando em consideração a necessidade constante de atualizar e tornar mais eficaz os percursos de ensino e aprendizagem, a presente pesquisa dedicou-se a propor uma série de três sequências didáticas estruturadas sobre os eixos temáticos educação ambiental e meio ambiente, tendo em mente a necessidade de valorizar tal instrumento pedagógico, torna-lo mais conhecido e realizar o mesmo pelos saberes inerentes a todo ser humano, contidos nas referidas temáticas educacionais. A partir da revisão bibliográfica realizada foi possível perceber a importância da BNCC no tocante ao fazer pedagógico e da PNEA em relação à educação ambiental e ao meio ambiente, sendo considerados os pontos norteadores destes aspectos para todo docente e/ou pesquisador da área. Tais fontes foram de crucial apoio para a elaboração do presente trabalho. Por último, foi realizada a validação das propostas de sequências didáticas por profissionais da docência, a fim de que fossem propostos ajustes para que elas pudessem se enquadrar ainda mais na atual realidade educacional, de modo a refiná-las, assim, podendo agregar mais valor às propostas e auxiliar ainda mais aos professores em seu fazer pedagógico e aos estudantes em seus percursos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Sequências didáticas com foco na educação ambiental: propostas alternativas para construção de novos saberes nos espaços escolares | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7632353850338789 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Taking into account the constant need to update and make teaching and learning paths more effective, the present survey was dedicated to proposing a series of three structured didactic sequences on the thematic environmental education and the environment, bearing in mind the need to value such pedagogical instrument, make it better known and do the same for the knowledge inherent to every human being, contained in the aforementioned educational themes. From the literature review carried out, it was possible to perceive the importance of the BNCC in terms of pedagogical practice and the PNEA in relation to environmental education and the environment, being considered the guiding points of these aspects for every teacher and/or researcher in the area. Such sources were of crucial support for this work elaboration. Finally, the validation of the proposals for didactic sequences was carried out by teaching professionals, so that adjustments were proposed so they could fit even more into the current educational reality, in order to refine them, thus, being able to add more value to the proposals and help even more teachers in their pedagogical work and students in their learning paths. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas::Biologia Geral | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9266-372X | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso - Jorge Ferreira da Silva Júnior.pdf | 337,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons