Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47575

Compartilhe esta página

Título: O profissional da arqueologia enquanto educador e mediador​ cultural: reflexões sobre as práticas da atuação social da pessoa​ Arqueóloga na educação em museus​.
Autor(es): SANTOS, Eduardo Lira dos
Palavras-chave: Arqueologia Pública; Educação Museal; Educação Patrimonial; Profissionalização da Arqueologia
Data do documento: 27-Mai-2022
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel dos profissionais em arqueologia enquanto comunicador e educador, especificamente no contexto da educação não-formal. Adotou-se o contexto do museu enquanto espaço de possibilidade de atuação profissional. Para isto, a monografia enumera e inter-relaciona as discussões presentes nos campos da Arqueologia Pública, Educação Patrimonial e Educação Museal em torno da profissionalização da arqueologia e faz uma análise dos dados obtidos por um questionário direcionado à comunidade arqueológica e para não-arqueólogos/as/ues. As respostas ao questionário mostram que o tema é de interesse para estudantes e profissionais e que existe uma pequena parcela que atuam ou já atuaram em educação em museus. Para os estudantes de arqueologia, percebeu-se que estagiar em um setor educativo de um museu é uma oportunidade de aprendizado, de praticar habilidades com o público e de acesso à ocupações renumeradas durante sua formação acadêmica. Já para o público não-arqueólogo, é predominante a ideia de que haja uma formação curricular na área da Educação para esta atuação, observando-se uma tensão quando se traz o aspecto da profissionalização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47575
Aparece nas coleções:(TCC) - Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eduardo Lira dos Santos.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons