Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47575
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTRO, Viviane Maria Cavalcanti de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Eduardo Lira dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T14:35:30Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T14:35:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47575 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel dos profissionais em arqueologia enquanto comunicador e educador, especificamente no contexto da educação não-formal. Adotou-se o contexto do museu enquanto espaço de possibilidade de atuação profissional. Para isto, a monografia enumera e inter-relaciona as discussões presentes nos campos da Arqueologia Pública, Educação Patrimonial e Educação Museal em torno da profissionalização da arqueologia e faz uma análise dos dados obtidos por um questionário direcionado à comunidade arqueológica e para não-arqueólogos/as/ues. As respostas ao questionário mostram que o tema é de interesse para estudantes e profissionais e que existe uma pequena parcela que atuam ou já atuaram em educação em museus. Para os estudantes de arqueologia, percebeu-se que estagiar em um setor educativo de um museu é uma oportunidade de aprendizado, de praticar habilidades com o público e de acesso à ocupações renumeradas durante sua formação acadêmica. Já para o público não-arqueólogo, é predominante a ideia de que haja uma formação curricular na área da Educação para esta atuação, observando-se uma tensão quando se traz o aspecto da profissionalização. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arqueologia Pública | pt_BR |
dc.subject | Educação Museal | pt_BR |
dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização da Arqueologia | pt_BR |
dc.title | O profissional da arqueologia enquanto educador e mediador cultural: reflexões sobre as práticas da atuação social da pessoa Arqueóloga na educação em museus. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5344543318337827 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3938741532317826 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Arqueologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DArq) - Departamento de Arqueologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Arqueologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arqueologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eduardo Lira dos Santos.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons