Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47575

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCASTRO, Viviane Maria Cavalcanti de-
dc.contributor.authorSANTOS, Eduardo Lira dos-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:35:30Z-
dc.date.available2022-11-16T14:35:30Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.date.submitted2022-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47575-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel dos profissionais em arqueologia enquanto comunicador e educador, especificamente no contexto da educação não-formal. Adotou-se o contexto do museu enquanto espaço de possibilidade de atuação profissional. Para isto, a monografia enumera e inter-relaciona as discussões presentes nos campos da Arqueologia Pública, Educação Patrimonial e Educação Museal em torno da profissionalização da arqueologia e faz uma análise dos dados obtidos por um questionário direcionado à comunidade arqueológica e para não-arqueólogos/as/ues. As respostas ao questionário mostram que o tema é de interesse para estudantes e profissionais e que existe uma pequena parcela que atuam ou já atuaram em educação em museus. Para os estudantes de arqueologia, percebeu-se que estagiar em um setor educativo de um museu é uma oportunidade de aprendizado, de praticar habilidades com o público e de acesso à ocupações renumeradas durante sua formação acadêmica. Já para o público não-arqueólogo, é predominante a ideia de que haja uma formação curricular na área da Educação para esta atuação, observando-se uma tensão quando se traz o aspecto da profissionalização.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArqueologia Públicapt_BR
dc.subjectEducação Musealpt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectProfissionalização da Arqueologiapt_BR
dc.titleO profissional da arqueologia enquanto educador e mediador​ cultural: reflexões sobre as práticas da atuação social da pessoa​ Arqueóloga na educação em museus​.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5344543318337827pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3938741532317826pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Arqueologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DArq) - Departamento de Arqueologia pt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Arqueologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eduardo Lira dos Santos.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons