Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47522
Share on
Title: | Propostas de mapas mentais como instrumento de aprendizagem para o aprendizado de bioquímica no ensino médio |
Authors: | SILVA, Victória Beatriz Gomes da |
Keywords: | Técnicas educacionais inovadoras; Bioquímica; Ensino médio |
Issue Date: | 10-Oct-2022 |
Citation: | SILVA, Victória Beatriz Gomes da. Propostas de mapas mentais como instrumento de aprendizagem para o aprendizado de bioquímica no ensino médio. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | Os mapas mentais atuam no contexto educacional como instrumento facilitador de ensino-aprendizagem. Possuem a capacidade de tornar qualquer assunto mais claro e objetivo, afinal o indivíduo terá a oportunidade de desenvolver seu próprio mapa mental, usando sua criatividade e conhecimentos adquiridos a respeito do assunto em questão. Essa ferramenta de aprendizagem é baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS), na qual são usadas estratégias facilitadoras para uma aprendizagem significativa. Diante disso, objetivou-se a produção de mapas mentais com o intuito de minimizar as dificuldades relacionadas à complexidade dos conteúdos de bioquímica no ensino médio. Foram usadas ferramentas tecnológicas para a confecção dos mapas, entretanto, eles também podem ser produzidos de forma manual. Logo, a produção dessa ferramenta de aprendizagem será inserida em uma sequência didática, a qual o docente poderá aplicar em sua sala de aula e estimular o engajamento dos discentes para com o tema. Palavras-chave: Técnicas educacionais inovadoras; Bioquímica; ensino médio. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47522 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC VICTÓRIA BEATRIZ GOMES DA SILVA.pdf | 960,66 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License