Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47522

Compartilhe esta página

Título: Propostas de mapas mentais como instrumento de aprendizagem para o aprendizado de bioquímica no ensino médio
Autor(es): SILVA, Victória Beatriz Gomes da
Palavras-chave: Técnicas educacionais inovadoras; Bioquímica; Ensino médio
Data do documento: 10-Out-2022
Citação: SILVA, Victória Beatriz Gomes da. Propostas de mapas mentais como instrumento de aprendizagem para o aprendizado de bioquímica no ensino médio. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Os mapas mentais atuam no contexto educacional como instrumento facilitador de ensino-aprendizagem. Possuem a capacidade de tornar qualquer assunto mais claro e objetivo, afinal o indivíduo terá a oportunidade de desenvolver seu próprio mapa mental, usando sua criatividade e conhecimentos adquiridos a respeito do assunto em questão. Essa ferramenta de aprendizagem é baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS), na qual são usadas estratégias facilitadoras para uma aprendizagem significativa. Diante disso, objetivou-se a produção de mapas mentais com o intuito de minimizar as dificuldades relacionadas à complexidade dos conteúdos de bioquímica no ensino médio. Foram usadas ferramentas tecnológicas para a confecção dos mapas, entretanto, eles também podem ser produzidos de forma manual. Logo, a produção dessa ferramenta de aprendizagem será inserida em uma sequência didática, a qual o docente poderá aplicar em sua sala de aula e estimular o engajamento dos discentes para com o tema. Palavras-chave: Técnicas educacionais inovadoras; Bioquímica; ensino médio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47522
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VICTÓRIA BEATRIZ GOMES DA SILVA.pdf960,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons