Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47496

Compartilhe esta página

Título: Proposta de videoclipe para abordar a Membrana Celular e suas dinâmicas de transportes
Autor(es): SILVA, Lucenildo Felisberto Barbosa da
Palavras-chave: Ensino de ciências; TICs; Membrana Celular; Videoclipe; Música autoral no ensino
Data do documento: 21-Out-2022
Citação: SILVA, Lucenildo Felisberto Barbosa da. Proposta de videoclipe para abordar a Membrana Celular e suas dinâmicas de transportes. 2022. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: As abordagens pedagógicas tendem a acompanhar as transformações sociais que permeia o universo dos alunos; através delas, podemos diversificar as metodologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem, otimizando o emprego dos Recursos Didáticos existentes. O uso dos dispositivos tecnológicos como: tablets, computadores e smartphones, fazem parte do dia-a-dia dos alunos da população Brasileira e mundial, no qual a linguagem Audiovisual que compõem as Mídias Sociais foram massificadas e consolidadas. No contexto educacional, a utilização de mídias digitais como recurso didático vêm se mostrando promissora, pois tem em seu âmago toda a contemporaneidade do mundo digital. O ensino das Ciências Naturais, carrega consigo a premissa de acompanhar as descobertas de ordem científica, direcionando a sociedade para um caminho que vislumbre o bem estar social. Nessa conjuntura, a análise das diferentes maneiras de ensino, devem levar em consideração a condição biológica, psíquica e social do indivíduo, tendo como premissa a observação dos aspectos: sociais e culturais dos alunos. Partido desse pressuposto, cabe ao professor estabelecer meios didáticos que convirja com as demandas multifatoriais dos discentes, enriquecendo a prática pedagógica, e tornando-a inclusiva e efetiva. Sob o prisma da Ciência Cognitiva, podemos mensurar quais mecanismos biológicos estão envolvidos no processo da aprendizagem, no qual a plasticidade cerebral é impactada de forma positiva por estímulos visuais e sonoros. Nessa condição, o presente trabalho teve como objetivo propor um Videoclipe como recurso didático para abordar a Membrana Celular e suas dinâmicas de transportes; discorrendo sobre o arranjo estrutural e molecular do Envoltório Celular, assim como o papel dos componentes responsáveis pelos transportes passivos e ativos, tendo como escopo uma linguagem audiovisual simples e objetiva, que seja capaz de despertar no aluno o interesse pelo assunto. Além do mais, a concepção deste trabalho busca incentivar a produção de conteúdos audiovisuais pelos docentes, tendo a música autoral como foco, promovendo assim um recurso didático atemporal, que possa ser compartilhado e acessado por todos a qualquer momento, em qualquer lugar, e esteja antenado com a realidade digital dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47496
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (Lucenildo Felisberto).pdf959,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons