Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47496
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CHAGAS, Cristiano Aparecido | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lucenildo Felisberto Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T19:00:02Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T19:00:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucenildo Felisberto Barbosa da. Proposta de videoclipe para abordar a Membrana Celular e suas dinâmicas de transportes. 2022. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47496 | - |
dc.description.abstract | As abordagens pedagógicas tendem a acompanhar as transformações sociais que permeia o universo dos alunos; através delas, podemos diversificar as metodologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem, otimizando o emprego dos Recursos Didáticos existentes. O uso dos dispositivos tecnológicos como: tablets, computadores e smartphones, fazem parte do dia-a-dia dos alunos da população Brasileira e mundial, no qual a linguagem Audiovisual que compõem as Mídias Sociais foram massificadas e consolidadas. No contexto educacional, a utilização de mídias digitais como recurso didático vêm se mostrando promissora, pois tem em seu âmago toda a contemporaneidade do mundo digital. O ensino das Ciências Naturais, carrega consigo a premissa de acompanhar as descobertas de ordem científica, direcionando a sociedade para um caminho que vislumbre o bem estar social. Nessa conjuntura, a análise das diferentes maneiras de ensino, devem levar em consideração a condição biológica, psíquica e social do indivíduo, tendo como premissa a observação dos aspectos: sociais e culturais dos alunos. Partido desse pressuposto, cabe ao professor estabelecer meios didáticos que convirja com as demandas multifatoriais dos discentes, enriquecendo a prática pedagógica, e tornando-a inclusiva e efetiva. Sob o prisma da Ciência Cognitiva, podemos mensurar quais mecanismos biológicos estão envolvidos no processo da aprendizagem, no qual a plasticidade cerebral é impactada de forma positiva por estímulos visuais e sonoros. Nessa condição, o presente trabalho teve como objetivo propor um Videoclipe como recurso didático para abordar a Membrana Celular e suas dinâmicas de transportes; discorrendo sobre o arranjo estrutural e molecular do Envoltório Celular, assim como o papel dos componentes responsáveis pelos transportes passivos e ativos, tendo como escopo uma linguagem audiovisual simples e objetiva, que seja capaz de despertar no aluno o interesse pelo assunto. Além do mais, a concepção deste trabalho busca incentivar a produção de conteúdos audiovisuais pelos docentes, tendo a música autoral como foco, promovendo assim um recurso didático atemporal, que possa ser compartilhado e acessado por todos a qualquer momento, em qualquer lugar, e esteja antenado com a realidade digital dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.subject | Membrana Celular | pt_BR |
dc.subject | Videoclipe | pt_BR |
dc.subject | Música autoral no ensino | pt_BR |
dc.title | Proposta de videoclipe para abordar a Membrana Celular e suas dinâmicas de transportes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3655967111364115 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Pedagogical approaches tend to follow the social transformations that permeate the students' universe and through them, we can diversify the methodologies used in the teaching-learning process, optimizing the use of existing didactic resources. The use of technological devices such as tablets, computers and smartphones are part of the daily life of students in the Brazilian and world population, in which the audiovisual language that makes up social media has been massifieding and consolidating. In the educational context, the use of digital media as a didactic resource has shown to be promising, once it has in the core all the contemporaneity of the digital world. The teaching of Natural Sciences carries with it the premise of following up on scientific discoveries, directing society towards a path that envisions social well-being. In this context, the analysis of the different ways of teaching must take into account the biological, psychic and social condition of the individual, having as a premise the observation of the social and cultural aspects of the students. Based on this assumption, it is up to the teacher to establish didactic means that converge with the multifactorial demands of the students, enriching the pedagogical practice, and making it inclusive and effective. From the perspective of Cognitive Science, we can measure which biological mechanisms are involved in the learning process, in which brain plasticity is positively impacted by visual and sound stimuli. In this condition, the present work aimed to propose a video clip as a didactic resource to approach the cell membrane and the differents transport dynamics; discussing the structural and molecular arrangement of the cell envelope, as well as the role of the components responsible for passive and active transport, having as scope a simple and objective audiovisual language, which is capable of arousing interest in the subject in the student. Furthermore, the design of this work seeks to encourage the production of audiovisual content by teachers, with authorial music as a focus, thus promoting a timeless didactic resource, which can be shared and accessed by everyone at any time, anywhere, and is attuned to the digital reality of students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC (Lucenildo Felisberto).pdf | 959,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons