Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47490

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Monique Gabrielly da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-10T17:30:55Z-
dc.date.available2022-11-10T17:30:55Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.date.submitted2022-11-10-
dc.identifier.citationALMEIDA, Monique Gabrielly da Silva. Adaptações realizadas nas aulas de educação física para alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão de escopo. 2022. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47490-
dc.description.abstractAs adaptações nas aulas de Educação Física são de suma importância para viabilizar a inclusão e a participação dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. O presente estudo trata-se de uma revisão de escopo, que teve como objetivo apontar na literatura encontrada as adaptações feitas nas aulas de Educação Física para esse público. Os estudos foram pesquisados nas bases de dados: ERIC, SCOPUS e SCIELO. Utilizando as palavras-chaves nas bases de dados: autismo, autistic; transtorno do espectro autista, autistic spectrum disorder; atividade física, activity physical; educação física, education physical; esporte adaptado, sport adapted e escola, school. Posteriormente a seleção dos estudos realizou-se uma avaliação metodológica com intuito de qualificar os achados. Os principais resultados encontrados evidenciaram as várias lacunas nos temas abordados, portanto são necessárias mais investigações sobre as estratégias utilizadas na Educação Física escolar. Diante das respostas apresentadas nos estudos que abordaram foi possível observar melhorias nas habilidades motoras e sociais.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectAdaptaçõespt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.titleAdaptações realizadas nas aulas de educação física para alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão de escopopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4384857773537151pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370555928023240pt_BR
dc.description.abstractxAdaptations in Physical Education classes are of paramount importance to enable the inclusion and participation of students with Autism Spectrum Disorder. The present study is a scope review, which aimed to point out in the literature found the adaptations made in Physical Education classes for this audience. The studies were searched in the following databases: ERIC, SCOPUS and SCIELO. Using the keywords in the databases: autism, autistic; autistic spectrum disorder, autistic spectrum disorder; physical activity, physical activity; physical education, physical education; adapted sport, sport adapted and school, school. After the selection of studies, a methodological evaluation was carried out in order to qualify the findings. The main results found showed the various gaps in the topics addressed, so more investigations are needed on the strategies used in school Physical Education. In view of the answers presented in the studies that addressed it, it was possible to observe improvements in motor and social skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MONIQUE VF (2).pdf557,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons