Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4749
Title: O poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano escolar
Authors: VALONES, Neide Maria Alves
Keywords: Tempo disciplinar;Espaço disciplinar;Movimento disciplinar
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria Alves Valones, Neide; Batista Neto, José. O poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano escolar. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: A pesquisa trata do poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano da sala de aula. Procuramos analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula e na escola de modo a identificar, nessas práticas, relações de poder que interferem nos resultados escolares e na vida escolar do aluno de forma geral. Considerando as análises e estudos foucaultianos, discutimos o poder disciplinar, como produtor de saber, na relação pedagógica, destacando a conduta da resistência, como manifestação de poder no cotidiano da sala de aula. Adotando a abordagem qualitativa com uma aproximação fenomenológica e fazendo uma leitura etnográfica do campo de pesquisa, participamos das ações de alunos e professores na sala de aula, procurando apreender e compreender as significações que estes sujeitos, como protagonistas de poder, atribuíam à sua vida, ao seu cotidiano, às suas práticas, ao seu mundo. A análise das práticas e da relação pedagógica nos possibilitou a compreensão de que estes elementos são permeados de poder que disciplina tempo, espaço e movimento de alunos e professores que, em seu cotidiano, não percebem e não refletem sobre a interferência e efeito das manifestações de poder, de forma positiva e negativa, no curso de suas vidas pessoal e profissional
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4749
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5860_1.pdf466.78 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.