Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4749
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BATISTA NETO, José | pt_BR |
dc.contributor.author | VALONES, Neide Maria Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:22:38Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:22:38Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Maria Alves Valones, Neide; Batista Neto, José. O poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano escolar. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4749 | |
dc.description.abstract | A pesquisa trata do poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano da sala de aula. Procuramos analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula e na escola de modo a identificar, nessas práticas, relações de poder que interferem nos resultados escolares e na vida escolar do aluno de forma geral. Considerando as análises e estudos foucaultianos, discutimos o poder disciplinar, como produtor de saber, na relação pedagógica, destacando a conduta da resistência, como manifestação de poder no cotidiano da sala de aula. Adotando a abordagem qualitativa com uma aproximação fenomenológica e fazendo uma leitura etnográfica do campo de pesquisa, participamos das ações de alunos e professores na sala de aula, procurando apreender e compreender as significações que estes sujeitos, como protagonistas de poder, atribuíam à sua vida, ao seu cotidiano, às suas práticas, ao seu mundo. A análise das práticas e da relação pedagógica nos possibilitou a compreensão de que estes elementos são permeados de poder que disciplina tempo, espaço e movimento de alunos e professores que, em seu cotidiano, não percebem e não refletem sobre a interferência e efeito das manifestações de poder, de forma positiva e negativa, no curso de suas vidas pessoal e profissional | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tempo disciplinar | pt_BR |
dc.subject | Espaço disciplinar | pt_BR |
dc.subject | Movimento disciplinar | pt_BR |
dc.title | O poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo5860_1.pdf | 466,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons