Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47456

Compartilhe esta página

Título: O xadrez no âmbito escolar: análises e reflexões sobre as possibilidades de sua utilização na educação básica.
Autor(es): SILVA, Augusto Douglas Bernardo da
Palavras-chave: Jogo de xadrez; Ensino básico; Educação Física; Desenvolvimento cognitivo e habilidades
Data do documento: 23-Set-2022
Citação: SILVA, Augusto Douglas Bernardo da. O xadrez no âmbito escolar: análises e reflexões sobre as possibilidades de sua utilização na educação básica.. 2022. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O jogo de xadrez é considerado um jogo de estratégias e raciocínio lógico que pode ser praticado de forma individual ou coletiva, desempenhando um papel importante no desenvolvimento da criatividade e concentração do praticante. Levando em consideração, é possível que o aluno e/ou atleta crie através do jogo oportunidades para que haja um desenvolvimento de habilidades, o ajudando a enfrentar e resolver problemas que perpassam em sua vida. Além de que, o xadrez vem trazer benefícios com o uso da ludicidade em sala de aula e incluindo o xadrez no ensino básico utilizando formas multidisciplinares. Por isso, o objetivo deste estudo se dá a Investigar o que aponta a literatura especializada sobre o que o xadrez pode proporcionar para o aluno na escola. O referido trabalho trata-se de uma revisão da literatura onde foram utilizados como bases de dados o Google Acadêmico e o Scielo em busca de artigos científicos originais e de revisão entre os anos de 2012 e 2022.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47456
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AUGUSTO DOUGLAS BERNARDO DA SIVLA.pdf154,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons