Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47456
Compartilhe esta página
Título: | O xadrez no âmbito escolar: análises e reflexões sobre as possibilidades de sua utilização na educação básica. |
Autor(es): | SILVA, Augusto Douglas Bernardo da |
Palavras-chave: | Jogo de xadrez; Ensino básico; Educação Física; Desenvolvimento cognitivo e habilidades |
Data do documento: | 23-Set-2022 |
Citação: | SILVA, Augusto Douglas Bernardo da. O xadrez no âmbito escolar: análises e reflexões sobre as possibilidades de sua utilização na educação básica.. 2022. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | O jogo de xadrez é considerado um jogo de estratégias e raciocínio lógico que pode ser praticado de forma individual ou coletiva, desempenhando um papel importante no desenvolvimento da criatividade e concentração do praticante. Levando em consideração, é possível que o aluno e/ou atleta crie através do jogo oportunidades para que haja um desenvolvimento de habilidades, o ajudando a enfrentar e resolver problemas que perpassam em sua vida. Além de que, o xadrez vem trazer benefícios com o uso da ludicidade em sala de aula e incluindo o xadrez no ensino básico utilizando formas multidisciplinares. Por isso, o objetivo deste estudo se dá a Investigar o que aponta a literatura especializada sobre o que o xadrez pode proporcionar para o aluno na escola. O referido trabalho trata-se de uma revisão da literatura onde foram utilizados como bases de dados o Google Acadêmico e o Scielo em busca de artigos científicos originais e de revisão entre os anos de 2012 e 2022. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47456 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - AUGUSTO DOUGLAS BERNARDO DA SIVLA.pdf | 154,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons