Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47456
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Augusto Douglas Bernardo da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T18:06:43Z | - |
dc.date.available | 2022-11-09T18:06:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Augusto Douglas Bernardo da. O xadrez no âmbito escolar: análises e reflexões sobre as possibilidades de sua utilização na educação básica.. 2022. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47456 | - |
dc.description.abstract | O jogo de xadrez é considerado um jogo de estratégias e raciocínio lógico que pode ser praticado de forma individual ou coletiva, desempenhando um papel importante no desenvolvimento da criatividade e concentração do praticante. Levando em consideração, é possível que o aluno e/ou atleta crie através do jogo oportunidades para que haja um desenvolvimento de habilidades, o ajudando a enfrentar e resolver problemas que perpassam em sua vida. Além de que, o xadrez vem trazer benefícios com o uso da ludicidade em sala de aula e incluindo o xadrez no ensino básico utilizando formas multidisciplinares. Por isso, o objetivo deste estudo se dá a Investigar o que aponta a literatura especializada sobre o que o xadrez pode proporcionar para o aluno na escola. O referido trabalho trata-se de uma revisão da literatura onde foram utilizados como bases de dados o Google Acadêmico e o Scielo em busca de artigos científicos originais e de revisão entre os anos de 2012 e 2022. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogo de xadrez | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo e habilidades | pt_BR |
dc.title | O xadrez no âmbito escolar: análises e reflexões sobre as possibilidades de sua utilização na educação básica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1522788697371835 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The game of chess is considered a game of strategies and logical reasoning that can be practiced individually or collectively, playing an important role in the development of creativity and concentration of the practitioner. Taking into account, it is possible for the student and/or athlete to create opportunities through the game for the development of skills, helping them to face and solve problems that permeate their lives. In addition, chess brings benefits with the use of playfulness in the classroom and including chess in basic education using multidisciplinary ways. Therefore, the objective of this study is to investigate what the specialized literature points out about what chess can provide for the student at school. This work is a literature review where Google Scholar and Scielo were used as databases in search of original and review scientific articles between the years 2012 and 2022. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - AUGUSTO DOUGLAS BERNARDO DA SIVLA.pdf | 154,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons