Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47456

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSILVA, Augusto Douglas Bernardo da-
dc.date.accessioned2022-11-09T18:06:43Z-
dc.date.available2022-11-09T18:06:43Z-
dc.date.issued2022-09-23-
dc.date.submitted2022-11-09-
dc.identifier.citationSILVA, Augusto Douglas Bernardo da. O xadrez no âmbito escolar: análises e reflexões sobre as possibilidades de sua utilização na educação básica.. 2022. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47456-
dc.description.abstractO jogo de xadrez é considerado um jogo de estratégias e raciocínio lógico que pode ser praticado de forma individual ou coletiva, desempenhando um papel importante no desenvolvimento da criatividade e concentração do praticante. Levando em consideração, é possível que o aluno e/ou atleta crie através do jogo oportunidades para que haja um desenvolvimento de habilidades, o ajudando a enfrentar e resolver problemas que perpassam em sua vida. Além de que, o xadrez vem trazer benefícios com o uso da ludicidade em sala de aula e incluindo o xadrez no ensino básico utilizando formas multidisciplinares. Por isso, o objetivo deste estudo se dá a Investigar o que aponta a literatura especializada sobre o que o xadrez pode proporcionar para o aluno na escola. O referido trabalho trata-se de uma revisão da literatura onde foram utilizados como bases de dados o Google Acadêmico e o Scielo em busca de artigos científicos originais e de revisão entre os anos de 2012 e 2022.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo de xadrezpt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivo e habilidadespt_BR
dc.titleO xadrez no âmbito escolar: análises e reflexões sobre as possibilidades de sua utilização na educação básica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxThe game of chess is considered a game of strategies and logical reasoning that can be practiced individually or collectively, playing an important role in the development of creativity and concentration of the practitioner. Taking into account, it is possible for the student and/or athlete to create opportunities through the game for the development of skills, helping them to face and solve problems that permeate their lives. In addition, chess brings benefits with the use of playfulness in the classroom and including chess in basic education using multidisciplinary ways. Therefore, the objective of this study is to investigate what the specialized literature points out about what chess can provide for the student at school. This work is a literature review where Google Scholar and Scielo were used as databases in search of original and review scientific articles between the years 2012 and 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - AUGUSTO DOUGLAS BERNARDO DA SIVLA.pdf154,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons