Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47441

Compartilhe esta página

Título: Professores de Educação Física na Educação Infantil: Conhecimentos Necessários à Prática Pedagógica e Desafios Enfrentados em Algumas Escolas.
Autor(es): SILVA, Sylvia Emanuella de Melo
Palavras-chave: Educação para crianças; Educação Física Escolar; Professor de Educação Física; Prática de Ensino
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: SILVA, Sylvia Emanuella de Melo. Professores de educação física na educação infantil: conhecimentos necessários à prática pedagógica e desafios enfrentados em algumas escolas. 2022. 32 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O objetivo desta pesquisa consiste em realizar análises de artigos, relatos de experiências e ensaios presentes na literatura, buscando compreender a realidade escolar vivenciada por professores de Educação Física na Educação Infantil. Trata-se de um estudo teórico com abordagem qualitativa e características integrativas. Os artigos foram selecionados nas plataformas Scielo, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, utilizando as palavras chaves, resultando em 100 artigos, por meio da leitura dos títulos foram selecionados 50, ao ler os resumos dos 50 artigos, apenas 16 se enquadraram na linha de pesquisa, a partir do que foi estruturado. Desses 16 artigos, 4 foram destinados para os resultados e discussões, visto que eles apontam efetivamente problemáticas que se enquadram conforme os objetivos do trabalho e os demais traziam problemáticas, porém não se aprofundavam nas questões do estudo. Os artigos discutem aspectos pertinentes como, a convivência e socialização nos espaços escolares, aulas de Educação Física Infantil, formação docente, incluindo as incertezas e os desafios enfrentados pelos educadores relacionados com as questões estruturais e a utilização de materiais para a realização das atividades. Desse modo, por meio das análises dos documentos, ressaltamos a importância de ter profissionais de Educação Física atuando no Ensino Infantil, assim como a convivência e socialização nos espaços escolares, aulas de Educação Física Infantil, formação docente, incluindo as incertezas e os desafios enfrentados pelos educadores relacionados com as questões estruturais e a utilização de materiais para a realização das atividades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47441
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Sylvia Emanuella.pdf259,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons