Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47441

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSILVA, Sylvia Emanuella de Melo-
dc.date.accessioned2022-11-09T12:13:07Z-
dc.date.available2022-11-09T12:13:07Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-08-
dc.identifier.citationSILVA, Sylvia Emanuella de Melo. Professores de educação física na educação infantil: conhecimentos necessários à prática pedagógica e desafios enfrentados em algumas escolas. 2022. 32 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47441-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa consiste em realizar análises de artigos, relatos de experiências e ensaios presentes na literatura, buscando compreender a realidade escolar vivenciada por professores de Educação Física na Educação Infantil. Trata-se de um estudo teórico com abordagem qualitativa e características integrativas. Os artigos foram selecionados nas plataformas Scielo, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, utilizando as palavras chaves, resultando em 100 artigos, por meio da leitura dos títulos foram selecionados 50, ao ler os resumos dos 50 artigos, apenas 16 se enquadraram na linha de pesquisa, a partir do que foi estruturado. Desses 16 artigos, 4 foram destinados para os resultados e discussões, visto que eles apontam efetivamente problemáticas que se enquadram conforme os objetivos do trabalho e os demais traziam problemáticas, porém não se aprofundavam nas questões do estudo. Os artigos discutem aspectos pertinentes como, a convivência e socialização nos espaços escolares, aulas de Educação Física Infantil, formação docente, incluindo as incertezas e os desafios enfrentados pelos educadores relacionados com as questões estruturais e a utilização de materiais para a realização das atividades. Desse modo, por meio das análises dos documentos, ressaltamos a importância de ter profissionais de Educação Física atuando no Ensino Infantil, assim como a convivência e socialização nos espaços escolares, aulas de Educação Física Infantil, formação docente, incluindo as incertezas e os desafios enfrentados pelos educadores relacionados com as questões estruturais e a utilização de materiais para a realização das atividades.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação para criançaspt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectProfessor de Educação Físicapt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.titleProfessores de Educação Física na Educação Infantil: Conhecimentos Necessários à Prática Pedagógica e Desafios Enfrentados em Algumas Escolas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7893325651036408pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research is to carry out analyzes of articles, reports of experiences and essays present in the literature, seeking to understand the school reality experienced by Physical Education teachers in Early Childhood Education. It is a theoretical study with a qualitative approach and integrative characteristics. The articles were selected on the platforms Scielo, Google Scholar and CAPES Periodicals, using the keywords, resulting in 100 articles, through the reading of the titles, 50 were selected, when reading the abstracts of the 50 articles, only 16 fit the line of research, from what was structured. Of these 16 articles, 4 were destined for the results and discussions, since they effectively point out problems that fit according to the objectives of the work and the others brought problems, but did not delve into the study questions. The articles discuss relevant aspects such as coexistence and socialization in school spaces, Child Physical Education classes, teacher training, including the uncertainties and challenges faced by educators related to structural issues and the use of materials to carry out activities. Thus, through the analysis of documents, we emphasize the importance of having Physical Education professionals working in Early Childhood Education, as well as coexistence and socialization in school spaces, Child Physical Education classes, teacher training, including the uncertainties and challenges faced by educators related to structural issues and the use of materials to carry out the activities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Sylvia Emanuella.pdf259,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons