Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47423

Compartilhe esta página

Título: "Corpo bonito é o corpo magro": Impactos das mídias sociais no desenvolvimento e/ou agravo dos transtornos alimentares
Autor(es): MAURÍCIO, Lariza Eduarda Pimentel
Palavras-chave: Anorexia Nervosa; Bulimia Nervosa; Transtornos Alimentares; Mídia Social; Insatisfação Corporal
Data do documento: 27-Nov-2022
Citação: MAURÍCIO, Lariza Eduarda Pimentel. "Corpo bonito é o corpo magro": Os impactos da mídias sociais no desenvolvimento e/ou agravo dos transtornos alimentares. 2022. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Os conteúdos veiculados em mídias sobre o ideal de magreza podem gerar sentimentos de inadequação para os que não detêm o corpo magro e favorecer o risco para o desenvolvimento de alterações alimentares graves como na Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa. Objetiva-se analisar os impactos das mídias sociais em relação à insatisfação da imagem corporal e às mudanças drásticas no comportamento alimentar de mulheres com transtornos alimentares: anorexia e bulimia. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e de cunho exploratório onde se realizou entrevistas semiestruturadas com seis mulheres na faixa etária compreendida entre 19 e 35 anos que apresentavam sintomatologias que sugerissem diagnósticos de Anorexia Nervosa e/ou Bulimia Nervosa. Foi estabelecida análise de conteúdo categorial sob enfoque comportamental, cujas categorias definidas: consumo de mídias; impactos das mídias sociais no comportamento; mídias sociais e seus efeitos no tratamento. A partir das análises realizadas, observou-se nas mulheres entrevistadas consequências pela influência das mídias de forma subjetiva, sentimentos de inadequação no ambiente virtual, distorção da autoimagem corporal e reconhecimento da iminência em ser suscetíveis a modificar os seus comportamentos ou estimular manifestações sintomatológicas dos seus transtornos. Entretanto, todas as participantes mantêm perfis virtuais dedicados a falar sobre o tratamento e posicionar-se contra anorexia e bulimia nervosa numa tentativa de ter papéis como influenciadoras para alguns usuários, especificamente para aqueles que desejam encontrar acolhimento durante o percurso terapêutico. A partir do universo pesquisado supõe-se que a mídia desempenha um grande papel de influência para alterações no comportamento e o tipo de conteúdo consumido reverbera negativamente, em contrapartida, pode ser utilizada como ferramenta de apoio para o processo de tratamento dessas doenças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47423
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LARIZA PIMENTEL 2022.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons