Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47423

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Danielle de Andrade Pitanga-
dc.contributor.authorMAURÍCIO, Lariza Eduarda Pimentel-
dc.date.accessioned2022-11-08T20:44:50Z-
dc.date.available2022-11-08T20:44:50Z-
dc.date.issued2022-11-27-
dc.date.submitted2022-11-08-
dc.identifier.citationMAURÍCIO, Lariza Eduarda Pimentel. "Corpo bonito é o corpo magro": Os impactos da mídias sociais no desenvolvimento e/ou agravo dos transtornos alimentares. 2022. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47423-
dc.description.abstractOs conteúdos veiculados em mídias sobre o ideal de magreza podem gerar sentimentos de inadequação para os que não detêm o corpo magro e favorecer o risco para o desenvolvimento de alterações alimentares graves como na Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa. Objetiva-se analisar os impactos das mídias sociais em relação à insatisfação da imagem corporal e às mudanças drásticas no comportamento alimentar de mulheres com transtornos alimentares: anorexia e bulimia. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e de cunho exploratório onde se realizou entrevistas semiestruturadas com seis mulheres na faixa etária compreendida entre 19 e 35 anos que apresentavam sintomatologias que sugerissem diagnósticos de Anorexia Nervosa e/ou Bulimia Nervosa. Foi estabelecida análise de conteúdo categorial sob enfoque comportamental, cujas categorias definidas: consumo de mídias; impactos das mídias sociais no comportamento; mídias sociais e seus efeitos no tratamento. A partir das análises realizadas, observou-se nas mulheres entrevistadas consequências pela influência das mídias de forma subjetiva, sentimentos de inadequação no ambiente virtual, distorção da autoimagem corporal e reconhecimento da iminência em ser suscetíveis a modificar os seus comportamentos ou estimular manifestações sintomatológicas dos seus transtornos. Entretanto, todas as participantes mantêm perfis virtuais dedicados a falar sobre o tratamento e posicionar-se contra anorexia e bulimia nervosa numa tentativa de ter papéis como influenciadoras para alguns usuários, especificamente para aqueles que desejam encontrar acolhimento durante o percurso terapêutico. A partir do universo pesquisado supõe-se que a mídia desempenha um grande papel de influência para alterações no comportamento e o tipo de conteúdo consumido reverbera negativamente, em contrapartida, pode ser utilizada como ferramenta de apoio para o processo de tratamento dessas doenças.pt_BR
dc.format.extent59 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnorexia Nervosapt_BR
dc.subjectBulimia Nervosapt_BR
dc.subjectTranstornos Alimentarespt_BR
dc.subjectMídia Socialpt_BR
dc.subjectInsatisfação Corporalpt_BR
dc.title"Corpo bonito é o corpo magro": Impactos das mídias sociais no desenvolvimento e/ou agravo dos transtornos alimentarespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2877723552469573pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2025092197129605pt_BR
dc.description.abstractxContent published in media about the ideal of thinness can generate feelings of inadequacy for those who do not have a thin body and favor the risk for the development of serious dietary changes such as in Anorexia Nervosa and Bulimia Nervosa. The objective is to analyze the impacts of social media in relation to body image dissatisfaction and drastic changes in the eating behavior of women diagnosed with eating disorders: anorexia and bulimia. This is field research with a qualitative and exploratory approach, where semi-structured interviews were carried out with six women aged between 18 and 35 years who presented symptoms that suggested diagnoses of Anorexia Nervosa and/or Bulimia Nervosa. A categorical content analysis was established under a behavioral approach, whose defined categories were: media consumption; impacts of social media on behavior; social media and its effects on treatment. From the analyzes carried out, it was observed in the women interviewed consequences by the influence of the media in a subjective way, feelings of inadequacy in the virtual environment, distortion of body self-image and recognition of the imminence of being susceptible to modifying their behaviors or stimulating symptomatologic manifestations of their disorders. However, all participants maintain virtual profiles dedicated to talking about treatment and taking a stand against anorexia and bulimia nervosa in an attempt to have roles as influencers for some users, specifically for those who wish to find shelter during the therapeutic journey. From the researched universe, it is assumed that the media plays a great role in influencing behavior changes and the type of content consumed reverberates negatively, on the other hand, it can be used as a support tool for the treatment process of these diseases.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Nutriçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LARIZA PIMENTEL 2022.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons