Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47407

Share on

Title: Visitas guiadas no zoológico do parque estadual de dois irmãos: percepção entre monitores e docentes
Authors: ARAÚJO, Karla Morgana Silva
Keywords: Visitas Guiadas; Zoológicos; Educação Ambiental
Issue Date: 20-Oct-2022
Citation: ARAUJO, Karla Morgana Silva. Visitas guiadas no zoológico do parque estadual de dois irmãos: percepção entre monitores e docentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: As visitas guiadas são os principais trabalhos voltados para a Educação Ambiental desenvolvido em zoológicos. O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as visitas guiadas do Parque Estadual de Dois Irmãos. A coleta de dados foi realizada através de questionários respondidos por monitores e docentes, além de fichas de observações para descrição de como é utilizado um espaço de educação não formal pelos professores visitantes, também foram descritos comportamentos oriundos de sentimentos da turma/professor durante a visita. Os questionários foram analisados através de uma análise quali/quantitativa. De acordo com os resultados obtidos foi possível perceber que os monitores apesar de serem pessoas capacitadas sentem uma certa sobrecarga durante as visitas pois recebem pouco auxílio por parte dos professores, o qual foi observado durante as visitas, os docentes por sua vez tendem a manter a preocupação na dispersão dos alunos esquecendo-se de direcionar os monitores com o objetivo da visita. Com isto, foi possível concluir que os zoológicos possuem um grande potencial de ensino, porém ao saírem do espaço escolar é necessário que ocorra um bom planejamento por parte dos professores para que dessa forma o processo de ensino-aprendizagem seja efetivo e proveitoso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47407
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Araujo, Karla Morgana Silva_Versão_Final_2022.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons