Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47407
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Karla Morgana Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T18:56:38Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T18:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-08 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Karla Morgana Silva. Visitas guiadas no zoológico do parque estadual de dois irmãos: percepção entre monitores e docentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47407 | - |
dc.description.abstract | As visitas guiadas são os principais trabalhos voltados para a Educação Ambiental desenvolvido em zoológicos. O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as visitas guiadas do Parque Estadual de Dois Irmãos. A coleta de dados foi realizada através de questionários respondidos por monitores e docentes, além de fichas de observações para descrição de como é utilizado um espaço de educação não formal pelos professores visitantes, também foram descritos comportamentos oriundos de sentimentos da turma/professor durante a visita. Os questionários foram analisados através de uma análise quali/quantitativa. De acordo com os resultados obtidos foi possível perceber que os monitores apesar de serem pessoas capacitadas sentem uma certa sobrecarga durante as visitas pois recebem pouco auxílio por parte dos professores, o qual foi observado durante as visitas, os docentes por sua vez tendem a manter a preocupação na dispersão dos alunos esquecendo-se de direcionar os monitores com o objetivo da visita. Com isto, foi possível concluir que os zoológicos possuem um grande potencial de ensino, porém ao saírem do espaço escolar é necessário que ocorra um bom planejamento por parte dos professores para que dessa forma o processo de ensino-aprendizagem seja efetivo e proveitoso. | pt_BR |
dc.format.extent | 51 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Visitas Guiadas | pt_BR |
dc.subject | Zoológicos | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.title | Visitas guiadas no zoológico do parque estadual de dois irmãos: percepção entre monitores e docentes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARROS, Nathália Fernanda Justino de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4490179283443716 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Guided tours are the main special works for Environmental Education developed in zoos. The main objective of this work was to analyze the guided tours of the Dois Irmãos State Park. Data collection was carried out from the space education class and answered by teaching monitors, in addition to observation sheets to describe how a visitor is used by teachers, behaviors of feelings of the/teacher during the visit were also formally described. Studies were analyzed by quali/quantitative. According to the results obtained, it was possible to perceive that the people who monitor the visits may, for some time, be trained by the teachers, as they receive little support, which was observed during their turn by the teachers, as the teachers can maintain a focus on the dispersion of students, forgetting to direct the monitors with the purpose of the visit. With that, it was a possible planning for the teaching of the possible teachers that the zoos have, however, at the same time, the school space is necessary so that it is good to form the process of teaching the necessary teachers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Araujo, Karla Morgana Silva_Versão_Final_2022.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons