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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47407

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorARAÚJO, Karla Morgana Silva-
dc.date.accessioned2022-11-08T18:56:38Z-
dc.date.available2022-11-08T18:56:38Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.date.submitted2022-11-08-
dc.identifier.citationARAUJO, Karla Morgana Silva. Visitas guiadas no zoológico do parque estadual de dois irmãos: percepção entre monitores e docentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47407-
dc.description.abstractAs visitas guiadas são os principais trabalhos voltados para a Educação Ambiental desenvolvido em zoológicos. O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as visitas guiadas do Parque Estadual de Dois Irmãos. A coleta de dados foi realizada através de questionários respondidos por monitores e docentes, além de fichas de observações para descrição de como é utilizado um espaço de educação não formal pelos professores visitantes, também foram descritos comportamentos oriundos de sentimentos da turma/professor durante a visita. Os questionários foram analisados através de uma análise quali/quantitativa. De acordo com os resultados obtidos foi possível perceber que os monitores apesar de serem pessoas capacitadas sentem uma certa sobrecarga durante as visitas pois recebem pouco auxílio por parte dos professores, o qual foi observado durante as visitas, os docentes por sua vez tendem a manter a preocupação na dispersão dos alunos esquecendo-se de direcionar os monitores com o objetivo da visita. Com isto, foi possível concluir que os zoológicos possuem um grande potencial de ensino, porém ao saírem do espaço escolar é necessário que ocorra um bom planejamento por parte dos professores para que dessa forma o processo de ensino-aprendizagem seja efetivo e proveitoso.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVisitas Guiadaspt_BR
dc.subjectZoológicospt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.titleVisitas guiadas no zoológico do parque estadual de dois irmãos: percepção entre monitores e docentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARROS, Nathália Fernanda Justino de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4490179283443716pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxGuided tours are the main special works for Environmental Education developed in zoos. The main objective of this work was to analyze the guided tours of the Dois Irmãos State Park. Data collection was carried out from the space education class and answered by teaching monitors, in addition to observation sheets to describe how a visitor is used by teachers, behaviors of feelings of the/teacher during the visit were also formally described. Studies were analyzed by quali/quantitative. According to the results obtained, it was possible to perceive that the people who monitor the visits may, for some time, be trained by the teachers, as they receive little support, which was observed during their turn by the teachers, as the teachers can maintain a focus on the dispersion of students, forgetting to direct the monitors with the purpose of the visit. With that, it was a possible planning for the teaching of the possible teachers that the zoos have, however, at the same time, the school space is necessary so that it is good to form the process of teaching the necessary teachers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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