Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47405

Compartilhe esta página

Título: Liberdade e educação: a filosofia de J-P Sartre como fundamento para o ensino de filosofia
Autor(es): MORAES, Anisio Lemos de
Palavras-chave: Liberdade; Ensino de filosofia; Educação; Sartre
Data do documento: 24-Out-2022
Citação: MORAES, Anisio Lemos de. Liberdade e educação: a filosofia de J-P Sartre como fundamento para o ensino de filosofia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Filosofia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Para poder pensar por que, para quem e como ensinamos filosofia, ter consciência da situação de onde partimos é algo fundamental. Diante disso a escolha de pensar em conjunto com os textos de Sartre como praticar um ensino de filosofia que estimule a autonomia de todos os estudantes e ocorra da maneira mais acessível que for possível. Outro filósofo de extrema importância e também ferrenho defensor da Liberdade e da educação emancipadora foi Paulo Freire, figura incontornável se queremos seriamente pensar sobre formas de educação libertadoras, não só no Brasil, mas no mundo todo. Assim, é em diálogo com Freire e Sartre que embarcamos no desafio de pensar como e até onde o filósofo francês nos ajuda a pensar o indivíduo em situação, sua necessidade de cooperar com os outros, a importância de entender bem o lugar e momento em que se está situado, bem como os paralelos com o ideal pedagógico de Freire.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47405
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Anisio Lemos de Moraes.pdf164,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons