Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47405
Comparte esta pagina
Título : | Liberdade e educação: a filosofia de J-P Sartre como fundamento para o ensino de filosofia |
Autor : | MORAES, Anisio Lemos de |
Palabras clave : | Liberdade; Ensino de filosofia; Educação; Sartre |
Fecha de publicación : | 24-oct-2022 |
Citación : | MORAES, Anisio Lemos de. Liberdade e educação: a filosofia de J-P Sartre como fundamento para o ensino de filosofia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Filosofia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | Para poder pensar por que, para quem e como ensinamos filosofia, ter consciência da situação de onde partimos é algo fundamental. Diante disso a escolha de pensar em conjunto com os textos de Sartre como praticar um ensino de filosofia que estimule a autonomia de todos os estudantes e ocorra da maneira mais acessível que for possível. Outro filósofo de extrema importância e também ferrenho defensor da Liberdade e da educação emancipadora foi Paulo Freire, figura incontornável se queremos seriamente pensar sobre formas de educação libertadoras, não só no Brasil, mas no mundo todo. Assim, é em diálogo com Freire e Sartre que embarcamos no desafio de pensar como e até onde o filósofo francês nos ajuda a pensar o indivíduo em situação, sua necessidade de cooperar com os outros, a importância de entender bem o lugar e momento em que se está situado, bem como os paralelos com o ideal pedagógico de Freire. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47405 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Anisio Lemos de Moraes.pdf | 164,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons