Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47405

Comparte esta pagina

Título : Liberdade e educação: a filosofia de J-P Sartre como fundamento para o ensino de filosofia
Autor : MORAES, Anisio Lemos de
Palabras clave : Liberdade; Ensino de filosofia; Educação; Sartre
Fecha de publicación : 24-oct-2022
Citación : MORAES, Anisio Lemos de. Liberdade e educação: a filosofia de J-P Sartre como fundamento para o ensino de filosofia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Filosofia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Para poder pensar por que, para quem e como ensinamos filosofia, ter consciência da situação de onde partimos é algo fundamental. Diante disso a escolha de pensar em conjunto com os textos de Sartre como praticar um ensino de filosofia que estimule a autonomia de todos os estudantes e ocorra da maneira mais acessível que for possível. Outro filósofo de extrema importância e também ferrenho defensor da Liberdade e da educação emancipadora foi Paulo Freire, figura incontornável se queremos seriamente pensar sobre formas de educação libertadoras, não só no Brasil, mas no mundo todo. Assim, é em diálogo com Freire e Sartre que embarcamos no desafio de pensar como e até onde o filósofo francês nos ajuda a pensar o indivíduo em situação, sua necessidade de cooperar com os outros, a importância de entender bem o lugar e momento em que se está situado, bem como os paralelos com o ideal pedagógico de Freire.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47405
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Anisio Lemos de Moraes.pdf164,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons