Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47403

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorANUNCIAÇÃO, Cleber Júnior Barros da-
dc.date.accessioned2022-11-08T18:37:41Z-
dc.date.available2022-11-08T18:37:41Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.date.submitted2022-11-08-
dc.identifier.citationANUNCIAÇÃO, Cleber Júnior Barros da. O desenvolvimento da coordenação motora fina em pré-escolares nas aulas de educação física. 2022. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47403-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi compreender as principais contribuições das aulas de educação física para o desenvolvimento da coordenação motora fina de crianças, nos dois primeiros anos do ensino infantil. Foram realizadas buscas no ScientificElectronicLibrary Online (SciELO) e National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed). Foram incluídos estudos originais, artigos de revisão e trabalho de conclusão de curso (TCC, Monografia, Dissertação e Tese). O desenvolvimento da coordenação motora fina desenvolvida na educação Física Infantil tem importância até o fim da vida. Por isso, deve-se dar uma atenção especial a essas aulas, para que essas crianças, nessa faixa etária, quando se tornarem adultas, não venham a ter dificuldades em atividades cotidianas, por exemplo, atividades manuais em seu local de trabalho ou ao fazer trabalhos mais detalhados. Conclui-se que os professores de educação física infantil são os profissionais mais recomendados para desenvolver a coordenação motora fina, com finalidade de sempre estarem buscando conhecimento para se manterem atualizados.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoordenação motora finapt_BR
dc.subjecteducação física infantilpt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.titleO desenvolvimento da coordenação motora fina em pré-escolares nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the present study was to understand the main contributions of physical education classes for the motor development of children, in the first two years of early childhood education. Searches were carried out in the ScientificElectronicLibrary Online (SciELO) e National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed). Original studies, review articles and course conclusion work (TCC, Monograph, Dissertation and Thesis) were included. Fine motor skills developed in Child Physical Education are important until the end of life. Therefore, special attention should be paid to these classes, so that these children, in this age group, when they become adults, do not have difficulties in everyday activities, for example, manual activities at their place of work or when doing an ornamentation. It is concluded that children’s physical education teachers are the most recommended professionals to develop fine motor skills, except for always looking for knowledge to keep up to date.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Cleber Júnior Barros da Anunciação.pdf237,05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons