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Título: Instrumento à luz da teoria transcultural de Leininger para mulheres trans : construção, validação e grau de satisfação na consulta de enfermagem
Autor(es): SOUSA, Josueida de Carvalho
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem; Diversidade de Gênero; Enfermagem Transcultural; Teoria de Enfermagem; Assistência à Saúde Culturalmente Competente
Data do documento: 30-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUSA, Josueida de Carvalho. Instrumento à luz da teoria transcultural de Leininger para mulheres trans : construção, validação e grau de satisfação na consulta de enfermagem. 2021. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Pessoas trans possuem necessidades específicas à saúde e, no que diz respeito à assistência de enfermagem, requerem que os enfermeiros problematizem o seu saber e fazer no cuidado que lhes prestam, especialmente, na educação e promoção em saúde bem como a prevenção de seus agravos. Assim, esse estudo objetivou construir um instrumento à luz da Teoria Transcultural de Leininger para mulheres trans seguido de validação de conteúdo, aparência e avaliação do grau de satisfação na consulta de enfermagem. Estudo multimétodo, composto por uma pesquisa metodológica (para construção e validação de conteúdo do instrumento para a consulta de enfermagem), e por um estudo quase-experimental (para aplicação do instrumento durante a consulta de enfermagem com as mulheres trans e avaliação de satisfação). A construção do instrumento ocorreu a partir dos pressupostos e requisitos da Teoria Transcultural de Leininger, seguiu as fases do Processo de Enfermagem e as diretrizes internacionais acerca da temática em estudo. O quase-experimento foi realizado no Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco/HC/UFPE da cidade do Recife/PE, Nordeste do Brasil, com amostra alocada por conveniência, de 30 mulheres trans a partir da demanda espontânea no período de novembro de 2020 à maio de 2021. Utilizou-se o questionário Service Quality para medir a satisfação das mulheres trans atendidas antes e após realização da consulta de enfermagem. Os testes estatísticos utilizados foram o teste de Kolmogorov-Smirnov, o teste de Wilcoxon, admitindo ser significativo o p<0,05 e o Teste Exato de Fisher para as variáveis categóricas. A versão final compôs-se de 59 itens subdivididos em três blocos: Identificação, Dados Clínicos e a Propedêutica que segue para o planejamento da assistência de enfermagem. A validação do conteúdo foi realizada por 11 especialistas em saúde sexual de pessoas trans e seis enfermeiros atuantes na assistência às mulheres trans. Todos os itens possuíram concordância superior a 0,8 e o Índice de Validade de Conteúdo global foi de 80%, de modo que o instrumento foi considerado válido. Quanto à satisfação das mulheres trans, na comparação do pré e pós teste de satisfação das mulheres com a consulta de enfermagem, todos os itens possuíram maiores escores, com significância estatísticas, de satisfação após a consulta na qual foi utilizado o instrumento. Dos 8 (oito) itens avaliados, observou-se que em uma escala de pontuação máxima 5 (cinco) a mediana do pré-teste dos 8 (oito) itens foi de 4 (quatro), entretanto, no pós-teste, observou-se que a pontuação máxima do escore no valor de 5 (cinco) foi atingida em 7 (sete) das 8 (oito) variáveis. Assim, comprova-se a tese de que o instrumento de consulta de enfermagem à luz da Teoria Transcultural de Leininger configurou-se válido quanto ao conteúdo, compreensível pelo público-alvo que aumentou a sua satisfação após a sua utilização e implementação de educação em saúde em enfermagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47380
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

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