Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47380

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de-
dc.contributor.authorSOUSA, Josueida de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-11-08T13:42:30Z-
dc.date.available2022-11-08T13:42:30Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationSOUSA, Josueida de Carvalho. Instrumento à luz da teoria transcultural de Leininger para mulheres trans : construção, validação e grau de satisfação na consulta de enfermagem. 2021. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47380-
dc.description.abstractPessoas trans possuem necessidades específicas à saúde e, no que diz respeito à assistência de enfermagem, requerem que os enfermeiros problematizem o seu saber e fazer no cuidado que lhes prestam, especialmente, na educação e promoção em saúde bem como a prevenção de seus agravos. Assim, esse estudo objetivou construir um instrumento à luz da Teoria Transcultural de Leininger para mulheres trans seguido de validação de conteúdo, aparência e avaliação do grau de satisfação na consulta de enfermagem. Estudo multimétodo, composto por uma pesquisa metodológica (para construção e validação de conteúdo do instrumento para a consulta de enfermagem), e por um estudo quase-experimental (para aplicação do instrumento durante a consulta de enfermagem com as mulheres trans e avaliação de satisfação). A construção do instrumento ocorreu a partir dos pressupostos e requisitos da Teoria Transcultural de Leininger, seguiu as fases do Processo de Enfermagem e as diretrizes internacionais acerca da temática em estudo. O quase-experimento foi realizado no Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco/HC/UFPE da cidade do Recife/PE, Nordeste do Brasil, com amostra alocada por conveniência, de 30 mulheres trans a partir da demanda espontânea no período de novembro de 2020 à maio de 2021. Utilizou-se o questionário Service Quality para medir a satisfação das mulheres trans atendidas antes e após realização da consulta de enfermagem. Os testes estatísticos utilizados foram o teste de Kolmogorov-Smirnov, o teste de Wilcoxon, admitindo ser significativo o p<0,05 e o Teste Exato de Fisher para as variáveis categóricas. A versão final compôs-se de 59 itens subdivididos em três blocos: Identificação, Dados Clínicos e a Propedêutica que segue para o planejamento da assistência de enfermagem. A validação do conteúdo foi realizada por 11 especialistas em saúde sexual de pessoas trans e seis enfermeiros atuantes na assistência às mulheres trans. Todos os itens possuíram concordância superior a 0,8 e o Índice de Validade de Conteúdo global foi de 80%, de modo que o instrumento foi considerado válido. Quanto à satisfação das mulheres trans, na comparação do pré e pós teste de satisfação das mulheres com a consulta de enfermagem, todos os itens possuíram maiores escores, com significância estatísticas, de satisfação após a consulta na qual foi utilizado o instrumento. Dos 8 (oito) itens avaliados, observou-se que em uma escala de pontuação máxima 5 (cinco) a mediana do pré-teste dos 8 (oito) itens foi de 4 (quatro), entretanto, no pós-teste, observou-se que a pontuação máxima do escore no valor de 5 (cinco) foi atingida em 7 (sete) das 8 (oito) variáveis. Assim, comprova-se a tese de que o instrumento de consulta de enfermagem à luz da Teoria Transcultural de Leininger configurou-se válido quanto ao conteúdo, compreensível pelo público-alvo que aumentou a sua satisfação após a sua utilização e implementação de educação em saúde em enfermagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectDiversidade de Gêneropt_BR
dc.subjectEnfermagem Transculturalpt_BR
dc.subjectTeoria de Enfermagempt_BR
dc.subjectAssistência à Saúde Culturalmente Competentept_BR
dc.titleInstrumento à luz da teoria transcultural de Leininger para mulheres trans : construção, validação e grau de satisfação na consulta de enfermagempt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4843724458061295pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7392652886296731pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxTrans people have specific health needs and, with regard to nursing care, they require nurses to problematize their knowledge and practice in the care they provide, especially in health education and promotion, as well as the prevention of their diseases. Thus, this study aimed to build an instrument in the light of Leininger's Transcultural Theory for trans women, followed by validation of content, appearance and assessment of the degree of satisfaction in the nursing consultation. A multi-method study, consisting of a methodological research (to construct and validate the content of the instrument for the nursing consultation) and a quasi-experimental study (to apply the instrument during the nursing consultation with trans women and to assess satisfaction). The construction of the instrument took place from the assumptions and requirements of Leininger's Transcultural Theory, followed the phases of the Nursing Process and international guidelines on the subject under study. The quasi-experiment was carried out in the Trans Care and Shelter Space of the Hospital das Clínicas of the Federal University of Pernambuco/HC/UFPE in the city of Recife/PE, Northeast Brazil, with a convenience sample of 30 trans women from spontaneous demand from November 2020 to May 2021. The Service Quality questionnaire was used to measure the satisfaction of trans women attended before and after the nursing consultation. The statistical tests used were the Kolmogorov-Smirnov test, the Wilcoxon test, assuming p<0.05 to be significant and Fisher's Exact Test for categorical variables. The final version consisted of 59 items subdivided into three blocks: Identification, Clinical Data and the Propedeutics that follows for the planning of nursing care. Content validation was carried out by 11 specialists in the sexual health of trans people and six nurses working in the care of trans women. All items had an agreement greater than 0.8 and the global Content Validity Index was 80%, so the instrument was considered valid. As for the satisfaction of trans women, in the comparison of the pre and post satisfaction test of women with the nursing consultation, all items had higher scores, with statistical significance, of satisfaction after the consultation in which the instrument was used. Of the 8 (eight) items evaluated, it was observed that in a maximum score scale of 5 (five) the pre-test median of the 8 (eight) items was 4 (four), however, in the post-test, it was observed that the maximum score of 5 (five) was reached in 7 (seven) of the 8 (eight) variables. Thus, the thesis is confirmed that the nursing consultation instrument in the light of Leininger's Transcultural Theory was configured as valid in terms of content, understandable by the target audience, which increased their satisfaction after its use and implementation of health education. in nursing.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1138326761013745pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Josueida de Carvalho Sousa.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons