Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47352

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorSANTOS, Wesley Thaylon dos-
dc.date.accessioned2022-11-07T22:22:01Z-
dc.date.available2022-11-07T22:22:01Z-
dc.date.issued2022-10-11-
dc.date.submitted2022-11-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Wesley Thaylon dos. Elaboração de um livro paradidático como recurso alternativo para o ensino de Botânica no ensino médio. 2022. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47352-
dc.description.abstractO ensino contextualizado de botânica é uma necessidade no cenário da educação brasileira considerado a maneira tradicional e estritamente descritiva como os conteúdos desta área têm sido passados na educação básica. Deste modo, faz-se necessário o desenvolvimento de atividades lúdicas que auxiliem o processo de ensino aprendizagem, como forma de facilitar o entendimento dos alunos. Considerando a baixa disponibilidade e falta de tempo que muitos professores apresentam em detrimento de cumprir as competências do currículo, o presente trabalho propõe a elaboração de um livro paradidático que sirva como recurso alternativo para o desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino da botânica, contemplando como conteúdo conceitual a história evolutiva das plantas terrestres, em uma história de caráter narrativo, destinado aos estudantes do segundo ano do ensino médio. Desta forma, além de contribuir como ferramenta pedagógica para a educação, atuaria como um incentivo à leitura para os estudantes.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParadidáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectContextualização do conteúdopt_BR
dc.titleElaboração de um livro paradidático como recurso alternativo para o ensino de botânica no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Kenio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6026906373146553pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8146147662720451pt_BR
dc.description.abstractxThe contextualized teaching of botany is a necessity in the Brazilian education scenario, considering the traditional and strictly descriptive way in which the contents of this area have been passed on in basic education. Thus, it is necessary to develop recreational activities that help the teaching-learning process, as a way of facilitating students’ understanding. Considering the low availability and lack of time that many teachers have to the detriment of fulfilling the competences of the curriculum, the present work proposes the elaboration of a paradidactic book that serves as na alternative resource for the development of recreational activities for the teaching of botany, contemplating how conceptual content the evolutionary history of land plants, in a story with a narrative character, intended for students in the second year of high school. In this way, in addition to contributing as a pedagogical tool for education, it would act as na incentive for students to read.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicas::Botânicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wesley Thaylon dos Santos.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons