Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47339
Compartilhe esta página
Título: | Elaboração de uma cartilha como recurso didático para o ensino/aprendizagem das importâncias de briófitas e pteridófitas para o nível de ensino médio |
Autor(es): | OLIVEIRA, Tamires Ferreira de |
Palavras-chave: | Plantas; Ensino de ciências; Recurso didático; Cartilha |
Data do documento: | 19-Out-2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Tamires Ferreira de. Elaboração de uma cartilha como recurso didático para o ensino/aprendizagem das importâncias de briófitas e pteridófitas para o nível de ensino médio. 2022. 60 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | Por diversas vezes, a prática pedagógica relacionada à botânica é vista como desafiadora, por se mostrar cheia de nomes científicos específicos da área e que não convergem diretamente com o cotidiano do aluno. Assim, surge uma dificuldade nos alunos em reconhecerem as plantas como parte integrante e importante para a vida, destacando aqui as plantas sem sementes. A utilização de recursos didáticos que façam uma ponte entre os conteúdos conceituais trabalhados em sala de aula e a realidade vivenciada pelos alunos, são de grande importância no ensino não apenas das ciências da natureza, mas de todas as áreas. Cartilhas configuram uma excelente ferramenta didática capaz de abordar tópicos complexos a partir de um ponto de vista mais leve, facilitando o processo de assimilação dos conceitos. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho objetivou desenvolver uma cartilha didática para trabalhar a importância das briófitas e pteridófitas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros didáticos do ensino médio, visando observar como são abordadas as plantas sem sementes; foi feita uma curadoria de informações relevantes sobre os temas e produzido o recurso didático. A cartilha foi desenvolvida na plataforma Canva, com todas as ferramentas utilizadas nativas da plataforma. As imagens utilizadas foram obtidas de banco de dados com domínio público, imagens cedidas e autorais. Após a análise realizada nos livros didáticos para o ensino médio, foi observado uma carência na abordagem sobre as plantas sem sementes e suas importâncias em diferentes âmbitos. A partir disso, a cartilha foi desenvolvida contendo informações referente a importância destes dois grupos de plantas, com conteúdos sobre a chegada delas ao ambiente terrestre, importâncias ecológicas, medicinais e ornamentais. Recursos como a cartilha tornam-se ferramentas eficiente na melhoria do ensino-aprendizagem, por apresentarem uma leitura mais dinâmica com as imagens de visuais atrativos, e os recursos acessórios contidos nela. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47339 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tami tcc.pdf | 5,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons