Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47339
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTIAGO, Augusto César Pessôa | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Tamires Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T15:46:12Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T15:46:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tamires Ferreira de. Elaboração de uma cartilha como recurso didático para o ensino/aprendizagem das importâncias de briófitas e pteridófitas para o nível de ensino médio. 2022. 60 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47339 | - |
dc.description.abstract | Por diversas vezes, a prática pedagógica relacionada à botânica é vista como desafiadora, por se mostrar cheia de nomes científicos específicos da área e que não convergem diretamente com o cotidiano do aluno. Assim, surge uma dificuldade nos alunos em reconhecerem as plantas como parte integrante e importante para a vida, destacando aqui as plantas sem sementes. A utilização de recursos didáticos que façam uma ponte entre os conteúdos conceituais trabalhados em sala de aula e a realidade vivenciada pelos alunos, são de grande importância no ensino não apenas das ciências da natureza, mas de todas as áreas. Cartilhas configuram uma excelente ferramenta didática capaz de abordar tópicos complexos a partir de um ponto de vista mais leve, facilitando o processo de assimilação dos conceitos. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho objetivou desenvolver uma cartilha didática para trabalhar a importância das briófitas e pteridófitas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros didáticos do ensino médio, visando observar como são abordadas as plantas sem sementes; foi feita uma curadoria de informações relevantes sobre os temas e produzido o recurso didático. A cartilha foi desenvolvida na plataforma Canva, com todas as ferramentas utilizadas nativas da plataforma. As imagens utilizadas foram obtidas de banco de dados com domínio público, imagens cedidas e autorais. Após a análise realizada nos livros didáticos para o ensino médio, foi observado uma carência na abordagem sobre as plantas sem sementes e suas importâncias em diferentes âmbitos. A partir disso, a cartilha foi desenvolvida contendo informações referente a importância destes dois grupos de plantas, com conteúdos sobre a chegada delas ao ambiente terrestre, importâncias ecológicas, medicinais e ornamentais. Recursos como a cartilha tornam-se ferramentas eficiente na melhoria do ensino-aprendizagem, por apresentarem uma leitura mais dinâmica com as imagens de visuais atrativos, e os recursos acessórios contidos nela. | pt_BR |
dc.format.extent | 60 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Plantas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Cartilha | pt_BR |
dc.title | Elaboração de uma cartilha como recurso didático para o ensino/aprendizagem das importâncias de briófitas e pteridófitas para o nível de ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1805585005654129 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5588512571924381 | pt_BR |
dc.description.abstractx | On several occasions, the pedagogical practice related to botany is seen as challenging, as it is full of scientific names specific to the area and that do not converge directly with the student's daily life. Thus, it is difficult for students to recognize plants as an integral and important part of life, highlighting here seedless plants. The use of didactic resources that make a bridge between the conceptual contents worked in the classroom and the reality experienced by the students, are of great importance in the teaching not only of the natural sciences, but of all areas. Booklets are an excellent teaching tool capable of approaching complex topics from a lighter point of view, facilitating the process of assimilation of concepts. Based on this assumption, the present work aimed to develop a didactic booklet to work on the importance of bryophytes and pteridophytes. For this, a bibliographic research was carried out in high school textbooks, aiming to observe how seedless plants are approached; relevant information on the topics was curated and the didactic resource produced. The booklet was developed on the Canva platform, with all the tools used native to the platform. The images used were obtained from a public domain database, ceded and copyrighted images. After the analysis carried out in textbooks for high school, a lack of approach to seedless plants and their importance in different areas was observed. From this, the booklet was developed containing information regarding the importance of these two groups of plants, with contents about their arrival in the terrestrial environment, ecological, medicinal and ornamental importance. Resources such as the booklet become efficient tools in improving teaching and learning, as they present a more dynamic reading with attractive visual images, and the accessory resources contained in it. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tami tcc.pdf | 5,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons