Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47324

Share on

Title: Metodologia de projeto preliminar de uma embarcação de carga geral especializada : aplicação ao caso de Fenando de Noronha
Authors: SANTOS, Victória Maria Felix de Souza
Keywords: Engenharia Naval; Projeto preliminar; Projeto conceitual; Embarcações de carga; Análise de viabilidade econômica; Fernando de Noronha
Issue Date: 19-Dec-2019
Citation: ANTOS, Victória Maria Felix de Souza. Metodologia de projeto preliminar de uma embarcação de carga geral especializada:: aplicação ao caso de fenando de noronha. 2019. 141 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A ilha de Fernando de Noronha (FN) é uma área marinha protegida, localizada a cerca de 293 milhas náuticas de Recife, Brasil. O transporte de suprimentos para 3.000 moradores e cerca de 100.000 turistas por ano, é realizado por embarcações improvisadas, na maioria das vezes sendo pesqueiros, rebocadores e escunas adaptadas. Como principal contratante de frete, a Administração da ilha de FN (AFN) tem grandes despesas com serviços de terceirizados, uma vez que esses recursos poderiam ser redirecionados para outras áreas mais preocupantes, como saúde, meio ambiente e educação. Esse trabalho propõe, primeiramente, uma metodologia para projeto preliminar de embarcações especializadas, com base em resultados obtidos através de um modelo de otimização de custo total e desenvolvendo uma análise de viabilidade econômica. Segundo, a metodologia proposta é aplicada ao projeto preliminar de uma embarcação para AFN, com o intuito de transportar carga de Recife para FN. a metodologia se apresentou viável e o navio proposto permite uma economia de custos para a AFN de R$ 7.631.829,54 por ano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47324
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Naval



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons