Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47324
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUARTE, Heitor de Oliveira | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Victória Maria Felix de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-28T22:35:30Z | - |
dc.date.available | 2022-10-28T22:35:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-27 | - |
dc.identifier.citation | ANTOS, Victória Maria Felix de Souza. Metodologia de projeto preliminar de uma embarcação de carga geral especializada:: aplicação ao caso de fenando de noronha. 2019. 141 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47324 | - |
dc.description.abstract | A ilha de Fernando de Noronha (FN) é uma área marinha protegida, localizada a cerca de 293 milhas náuticas de Recife, Brasil. O transporte de suprimentos para 3.000 moradores e cerca de 100.000 turistas por ano, é realizado por embarcações improvisadas, na maioria das vezes sendo pesqueiros, rebocadores e escunas adaptadas. Como principal contratante de frete, a Administração da ilha de FN (AFN) tem grandes despesas com serviços de terceirizados, uma vez que esses recursos poderiam ser redirecionados para outras áreas mais preocupantes, como saúde, meio ambiente e educação. Esse trabalho propõe, primeiramente, uma metodologia para projeto preliminar de embarcações especializadas, com base em resultados obtidos através de um modelo de otimização de custo total e desenvolvendo uma análise de viabilidade econômica. Segundo, a metodologia proposta é aplicada ao projeto preliminar de uma embarcação para AFN, com o intuito de transportar carga de Recife para FN. a metodologia se apresentou viável e o navio proposto permite uma economia de custos para a AFN de R$ 7.631.829,54 por ano. | pt_BR |
dc.format.extent | 141p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Naval | pt_BR |
dc.subject | Projeto preliminar | pt_BR |
dc.subject | Projeto conceitual | pt_BR |
dc.subject | Embarcações de carga | pt_BR |
dc.subject | Análise de viabilidade econômica | pt_BR |
dc.subject | Fernando de Noronha | pt_BR |
dc.title | Metodologia de projeto preliminar de uma embarcação de carga geral especializada : aplicação ao caso de Fenando de Noronha | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3317807243271215 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The island of Fernando de Noronha (FN) is a marine protected area, located about 293 nautical miles from Recife, Brazil. The transportation of supplies to 3.000 residents and about 100.000 tourists per year is carried out by improvised boats, most of which are adapted fishing vessels, tugboats and schooners. As the main freight contractor, the Administration of FN (AFN) has large expenses with outsourced shipping services, while such resources could be redirected to problems of major concern such as health, environment and education. First, this work proposes a methodology for the preliminary design of specialized vessels, by building a total cost optimization model and developing an economic feasibility analysis. Second, the proposed method is applied to the preliminary design of a ship for AFN to transport cargo from Recife to FN. The methodology is feasible and the proposed ship allows cost savings to AFN of around $ $ 7,631,829.54 per year. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Naval e Oceânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Naval | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Naval |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VICTÓRIA MARIA FELIX DE SOUZA SANTOS-METODOLOGIA DE PROJETO PRELIMINAR DE UMA EMBARCAÇÃO DE CARGA GERAL ESPECIALIZADA_ APLICAÇÃO AO CASO DE FERNANDO DE NORONHA.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons