Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47324

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Heitor de Oliveira-
dc.contributor.authorSANTOS, Victória Maria Felix de Souza-
dc.date.accessioned2022-10-28T22:35:30Z-
dc.date.available2022-10-28T22:35:30Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.date.submitted2022-10-27-
dc.identifier.citationANTOS, Victória Maria Felix de Souza. Metodologia de projeto preliminar de uma embarcação de carga geral especializada:: aplicação ao caso de fenando de noronha. 2019. 141 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47324-
dc.description.abstractA ilha de Fernando de Noronha (FN) é uma área marinha protegida, localizada a cerca de 293 milhas náuticas de Recife, Brasil. O transporte de suprimentos para 3.000 moradores e cerca de 100.000 turistas por ano, é realizado por embarcações improvisadas, na maioria das vezes sendo pesqueiros, rebocadores e escunas adaptadas. Como principal contratante de frete, a Administração da ilha de FN (AFN) tem grandes despesas com serviços de terceirizados, uma vez que esses recursos poderiam ser redirecionados para outras áreas mais preocupantes, como saúde, meio ambiente e educação. Esse trabalho propõe, primeiramente, uma metodologia para projeto preliminar de embarcações especializadas, com base em resultados obtidos através de um modelo de otimização de custo total e desenvolvendo uma análise de viabilidade econômica. Segundo, a metodologia proposta é aplicada ao projeto preliminar de uma embarcação para AFN, com o intuito de transportar carga de Recife para FN. a metodologia se apresentou viável e o navio proposto permite uma economia de custos para a AFN de R$ 7.631.829,54 por ano.pt_BR
dc.format.extent141p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Navalpt_BR
dc.subjectProjeto preliminarpt_BR
dc.subjectProjeto conceitualpt_BR
dc.subjectEmbarcações de cargapt_BR
dc.subjectAnálise de viabilidade econômicapt_BR
dc.subjectFernando de Noronhapt_BR
dc.titleMetodologia de projeto preliminar de uma embarcação de carga geral especializada : aplicação ao caso de Fenando de Noronhapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317807243271215pt_BR
dc.description.abstractxThe island of Fernando de Noronha (FN) is a marine protected area, located about 293 nautical miles from Recife, Brazil. The transportation of supplies to 3.000 residents and about 100.000 tourists per year is carried out by improvised boats, most of which are adapted fishing vessels, tugboats and schooners. As the main freight contractor, the Administration of FN (AFN) has large expenses with outsourced shipping services, while such resources could be redirected to problems of major concern such as health, environment and education. First, this work proposes a methodology for the preliminary design of specialized vessels, by building a total cost optimization model and developing an economic feasibility analysis. Second, the proposed method is applied to the preliminary design of a ship for AFN to transport cargo from Recife to FN. The methodology is feasible and the proposed ship allows cost savings to AFN of around $ $ 7,631,829.54 per year.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Naval e Oceânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Navalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Naval



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons