Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47313

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento do modelo geoidal local de Recife com base em estruturas geodésicas altimétricas : RRNN E GNSS
Autor(es): LIMA, Dannyelle Ferreira Vicente de
Palavras-chave: Engenharia cartográfica; Nivelamento geométrico de alta precisão; Global Navigation Satellite System-GNSS; Altitude ortométrica; Altitude geométrica; Modelo geoidal
Data do documento: 13-Dez-2017
Citação: LIMA, Dannyelle Ferreira Vicente de. Desenvolvimento do modelo geoidal local de Recife com base em estruturas geodésicas altimétricas: rrnn e gnss. 2017. 2017 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: Diante da necessidade de determinar a altitude ortométrica nas atividades de engenharia e a popularização do uso de Global Navigation Satellite System-GNSS onde pode-se obter a altitude elipsoidal, é importante que se obtenha uma relação entre essas duas altitudes, a ondulação geoidal surge como solução. A área de estudo fica entre a área sudeste e sul da cidade do Recife onde as referências de Nível (RRNN) em sua maioria são espaçadas o que não corrobora para que alguma esteja próxima de área de expansão urbana, para integrar os dois métodos de obtenção de altitude faz-se necessário um modelo geoidal local. Este trabalho tem com finalidade a obtenção de um modelo geoidal local utilizando o método de observações GNSS em conjunto com nivelamento geométrico. Para isso foram compilados trechos de nivelamento realizados anteriormente SILVA (2013) e LUNA (2016), realizados novos trechos de nivelamento e rastreio dos pontos do modelo. A rede completa de nivelamento teve 23km distribuídos entre seis pontos rastreados e doze RRNN. O processamento dos dados foi realizado utilizando o software AstGeoTop e dentre os modelos testados, disponíveis no software, que puderam ser aplicados por conta do número de pontos e graus de liberdade das equações de observação, o melhor resultado foi o do ajuste das equações do tipo N=Ax+By+Cxy+D, com desvio padrão dos resíduos não ponderados estimado de 8mm, pelo valor da forma quadrática VTPV de 2,71 da discrepância máxima na análise da correlação cruzada de -2,3cm e uma estimativa de acurácia na correlação cruzada de 1,5cm. Portanto com o modelo desenvolvido, pode-se garantir que a altitude ortométrica na área do Recife, em que os pontos estão distribuídos, quando obtidas a partir das altitudes elipsoidais GNSS, se essas últimas não contiverem erros, teria acurácia melhor do que 2,3cm.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47313
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons