Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47304

Compartilhe esta página

Título: Caminhos do associativismo docente em Pernambuco : a construção da imagem dos trabalhadores do ensino
Autor(es): CAVALCANTE, Jannaiara Barros
Palavras-chave: História; Sindicatos – Professores; Associativismo; Educação – Movimentos de protesto; Trabalhadores da educação
Data do documento: 25-Jul-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAVALCANTE, Jannaiara Barros. Caminhos do associativismo docente em Pernambuco: a construção da imagem dos trabalhadores do ensino. 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este estudo tem como objetivo apresentar trajetórias do associativismo docente em Pernambuco, buscando analisar as primeiras experiências associativas desenvolvidas pelo CPPP, destacando as configurações de um associativismo repleto de potencialidades e limitações. Traz apontamentos sobre como essa primeira associação docente contribuiu para a construção de uma imagem do magistério numa perspectiva missionária e como foram construindo suas lutas desvinculadas de um protagonismo mais contestador. A exposição desse primeiro cenário nos oferece melhores condições para entendermos a dinâmica que levou à formação da APENOPE, a qual preencheu um espaço de representação do magistério, ao mesmo tempo em que nasceu num forte contexto de tensões próprias da ditadura, posicionando-se de forma favorável a mesma. Após a visualização dessa conjuntura, nos concentramos nas dinâmicas políticas e sociais dos anos 1970 e na expressiva greve de 1979, na qual novos personagens entraram em cena, questionando e promovendo mudanças no interior da APENOPE, bem como construindo uma imagem que apresentava o professor como trabalhador, fortalecendo a luta em torno do direito de sindicalização e as bases que deram origem a Central Única dos Trabalhadores. Em nossa composição historiográfica utilizamos o Jornal do Professor e jornais da imprensa pernambucana disponíveis no APEJE. Esses últimos também foram consultados através da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Outros espaços digitais percorridos foram: o acervo do IBGE, do INEP e o Centro de Documentação e Memória da CUT. O acervo do DOPS-PE, sob a guarda do APEJE, e relatórios do SNI obtidos através do Sistema de Informação do Arquivo Nacional, foram fontes do regime repressivo que possibilitaram, juntamente com os relatos de memória, perceber os protagonismos ligados ao mundo do trabalho e à esfera política que fizeram com que a APENOPE ficasse sob a mira da vigilância.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47304
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Jannaiara Barros Cavalcante.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons