Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47304

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Bartira Ferraz-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Jannaiara Barros-
dc.date.accessioned2022-10-27T17:04:45Z-
dc.date.available2022-10-27T17:04:45Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Jannaiara Barros. Caminhos do associativismo docente em Pernambuco: a construção da imagem dos trabalhadores do ensino. 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47304-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo apresentar trajetórias do associativismo docente em Pernambuco, buscando analisar as primeiras experiências associativas desenvolvidas pelo CPPP, destacando as configurações de um associativismo repleto de potencialidades e limitações. Traz apontamentos sobre como essa primeira associação docente contribuiu para a construção de uma imagem do magistério numa perspectiva missionária e como foram construindo suas lutas desvinculadas de um protagonismo mais contestador. A exposição desse primeiro cenário nos oferece melhores condições para entendermos a dinâmica que levou à formação da APENOPE, a qual preencheu um espaço de representação do magistério, ao mesmo tempo em que nasceu num forte contexto de tensões próprias da ditadura, posicionando-se de forma favorável a mesma. Após a visualização dessa conjuntura, nos concentramos nas dinâmicas políticas e sociais dos anos 1970 e na expressiva greve de 1979, na qual novos personagens entraram em cena, questionando e promovendo mudanças no interior da APENOPE, bem como construindo uma imagem que apresentava o professor como trabalhador, fortalecendo a luta em torno do direito de sindicalização e as bases que deram origem a Central Única dos Trabalhadores. Em nossa composição historiográfica utilizamos o Jornal do Professor e jornais da imprensa pernambucana disponíveis no APEJE. Esses últimos também foram consultados através da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Outros espaços digitais percorridos foram: o acervo do IBGE, do INEP e o Centro de Documentação e Memória da CUT. O acervo do DOPS-PE, sob a guarda do APEJE, e relatórios do SNI obtidos através do Sistema de Informação do Arquivo Nacional, foram fontes do regime repressivo que possibilitaram, juntamente com os relatos de memória, perceber os protagonismos ligados ao mundo do trabalho e à esfera política que fizeram com que a APENOPE ficasse sob a mira da vigilância.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectSindicatos – Professorespt_BR
dc.subjectAssociativismopt_BR
dc.subjectEducação – Movimentos de protestopt_BR
dc.subjectTrabalhadores da educaçãopt_BR
dc.titleCaminhos do associativismo docente em Pernambuco : a construção da imagem dos trabalhadores do ensinopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coABREU E LIMA, Maria do socorro de-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1881744042526732pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1088612482852098pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to present trajectories of teacher associations in Pernambuco, seeking to analyze the first associative experiences developed by the CPPP, highlighting the configurations of an associativism full of potential and limitations. It brings notes on how this first teaching association contributed to the construction of an image of the teaching profession in a missionary perspective and how they were building their struggles detached from a more contesting protagonism. The exposition of this first scenario offers us better conditions to understand the dynamics that led to the formation of APENOPE, which filled a space of representation of the teaching profession, at the same time that it was born in a strong context of tensions typical of the dictatorship, positioning itself in a favorable to it. After visualizing this conjuncture, we focus on the political and social dynamics of the 1970 and on the expressive strike of 1979, in which new characters entered the scene, questioning and promoting changes within APENOPE, as well as building an image that presented the teacher as a worker, strengthening the struggle around the right to unionize and the bases that gave rise to the wokers single center. In our historiographical composition we used the Teacher,s Journal and newspapers from the Pernambuco press available at APEJE. The latter were also consulted through the Digital Newspaper Library of the National Library. Other digital spaces visited were: the IBGE collection, INEP and the CUT Documentation and Memory Center. The DOPS-PE collection, under the custody APEJE, and SNI reports obtained through the National Archives Information System, were sources of the repressive regime that made it possible, together with the memory reports, to perceive the protagonisms linked to the world of work and the political sphere that put APENOPE under surveillance.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0303291727518181pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Jannaiara Barros Cavalcante.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons