Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47298

Compartilhe esta página

Título: Educação em ciências na perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática das publicações nacionais no período de 2017 a 2021
Autor(es): SILVA, Tayara Christine Fabrício da
Palavras-chave: Revisão Sistemática de Literatura; Educação Inclusiva; Educação em Ciências; Deficiência
Data do documento: 10-Out-2022
Citação: SILVA, Tayara Christine Fabrício da. Educação em ciências na perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática das publicações nacionais no período de 2017 a 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Ainda que haja crescente matrícula de pessoas com deficiência na educação básica, nos últimos anos, se observa em paralelo as barreiras que impedem sua permanência resultando em altas taxas de retenção e evasão escolar. Isso se justifica pelo fato de que a escola ainda se baseia em concepções tradicionais elitistas e excludentes que desconsideram aspectos históricos, sociais, econômicos, raciais e de gênero e as singularidades das pessoas com deficiência. Em relação a educação em ciências da natureza, espaços, equipamentos, recursos didáticos, práticas e metodologias visando a singularidade dessas pessoas são pontos chave para inclusão. Devido a importância dessa área de conhecimento para a formação cidadã, é necessário investigar o cenário de produções científicas em relação ao tema educação em ciências e educação inclusiva. Nesse sentido esse trabalho objetivou realizar uma Revisão Sistemática de Literatura para investigar artigos publicados em revistas científicas sobre essa temática nos últimos 5 anos, identificando as características desses artigos e analisar o que discutem os artigos de Biologia. Como metodologia, a revisão sistemática foi realizada através de seis pesquisas na plataforma “portal de periódicos da CAPES” através de filtros de pesquisa e algarismos booleanos, selecionados de acordo com critérios de inclusão e exclusão e analisados em abordagem quantitativa e qualitativa. Como resultado observou-se que há poucos estudos de qualidade nessa área e seu crescimento de publicações ao longo dos anos se dá lentamente. Também é possível notar nos artigos de biologia que há tentativa dos professores de criar recursos e mudar suas práticas e metodologias para atender as pessoas com deficiência. No entanto, percebe-se ainda despreparo desses profissionais frente a inclusão devido a fragilidades em suas formações iniciais e continuadas cujo currículo não aborda questões inclusivas e sinalizam sobre a necessidade de uma reestruturação da educação brasileira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47298
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Tayara Christine Fabricio da Silva.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons