Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47298

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Tayara Christine Fabrício da-
dc.date.accessioned2022-10-27T14:53:34Z-
dc.date.available2022-10-27T14:53:34Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.date.submitted2022-10-20-
dc.identifier.citationSILVA, Tayara Christine Fabrício da. Educação em ciências na perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática das publicações nacionais no período de 2017 a 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47298-
dc.description.abstractAinda que haja crescente matrícula de pessoas com deficiência na educação básica, nos últimos anos, se observa em paralelo as barreiras que impedem sua permanência resultando em altas taxas de retenção e evasão escolar. Isso se justifica pelo fato de que a escola ainda se baseia em concepções tradicionais elitistas e excludentes que desconsideram aspectos históricos, sociais, econômicos, raciais e de gênero e as singularidades das pessoas com deficiência. Em relação a educação em ciências da natureza, espaços, equipamentos, recursos didáticos, práticas e metodologias visando a singularidade dessas pessoas são pontos chave para inclusão. Devido a importância dessa área de conhecimento para a formação cidadã, é necessário investigar o cenário de produções científicas em relação ao tema educação em ciências e educação inclusiva. Nesse sentido esse trabalho objetivou realizar uma Revisão Sistemática de Literatura para investigar artigos publicados em revistas científicas sobre essa temática nos últimos 5 anos, identificando as características desses artigos e analisar o que discutem os artigos de Biologia. Como metodologia, a revisão sistemática foi realizada através de seis pesquisas na plataforma “portal de periódicos da CAPES” através de filtros de pesquisa e algarismos booleanos, selecionados de acordo com critérios de inclusão e exclusão e analisados em abordagem quantitativa e qualitativa. Como resultado observou-se que há poucos estudos de qualidade nessa área e seu crescimento de publicações ao longo dos anos se dá lentamente. Também é possível notar nos artigos de biologia que há tentativa dos professores de criar recursos e mudar suas práticas e metodologias para atender as pessoas com deficiência. No entanto, percebe-se ainda despreparo desses profissionais frente a inclusão devido a fragilidades em suas formações iniciais e continuadas cujo currículo não aborda questões inclusivas e sinalizam sobre a necessidade de uma reestruturação da educação brasileira.pt_BR
dc.format.extent103 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRevisão Sistemática de Literaturapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.titleEducação em ciências na perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática das publicações nacionais no período de 2017 a 2021pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9614394099396800pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxAlthough there is a growing enrollment of people with disabilities in basic education, in recent years, barriers that prevent their permanence can be observed, resulting in high rates of retention and school dropout. This is justified by the fact that the school is still based on traditional elitist and excluding conceptions that disregard historical, social, economic, racial and gender aspects and the singularities of people with disabilities. In relation to education in natural sciences, spaces, equipment, teaching resources, practices and methodologies aimed at the uniqueness of these people are key points for inclusion. Due to the importance of this area of knowledge for the formation of citizens, it is necessary to investigate the scenario of scientific productions in relation to the theme of science education and inclusive education. In this sense, this work aimed to carry out a Systematic Literature Review to investigate articles published in scientific journals on this topic in the last 5 years, identifying the characteristics of these articles and analyzing what Biology articles discuss. As a methodology, the systematic review was carried out through six searches on the “portal de periódicos da CAPES” platform through search filters and Boolean numerals, selected according to inclusion and exclusion criteria and analyzed in a quantitative and qualitative approach. As a result, it was observed that there are few quality studies in this area and the growth of publications over the years has taken place slowly. It is also possible to notice in the biology articles that there is an attempt by teachers to create resources and change their practices and methodologies to serve people with disabilities. However, these professionals are still unprepared for inclusion due to weaknesses in their initial and continuing education, whose curriculum does not address inclusive issues and signal the need for a restructuring of Brazilian education.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Tayara Christine Fabricio da Silva.pdf1,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons