Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4727

Compartilhe esta página

Título: Ensino Médio na escola pública : continuidades e rupturas um estudo sobre a construção do saber docente
Autor(es): do Socorro Carvalho Amariz Gomes, Maria
Palavras-chave: Educação; Escola pública; Ensino Médio no Brasil; Petrolina
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: do Socorro Carvalho Amariz Gomes, Maria; Maria Da Silva Salsa, Célia. Ensino Médio na escola pública : continuidades e rupturas um estudo sobre a construção do saber docente. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Esta pesquisa versa sobre o processo de construção do saber docente na escola pública do Ensino Médio, a partir de uma perspectiva histórica, enfatizando as concepções de ensino e de conhecimento. Analisa as recentes mudanças ocorridas, nessa etapa da educação básica, em um município pernambucano, localizado no sertão do São Francisco Petrolina. Nos marcos da abordagem qualitativa, os dados foram coletados e analisados, mediante a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas, junto aos professores das três áreas do conhecimento da atual estrutura do Ensino Médio. Os dados indicam a presença de mudanças no processo de construção do saber docente, das diferentes áreas, no contexto da crise atual do conhecimento. Destacam o papel dos professores como sujeitos nucleares na concretização da reforma do Ensino Médio, no cotidiano escolar. O estudo revela que a ambigüidade é ainda a característica do Ensino Médio, enfatizando a separação entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, nas definições de prioridades políticas e ações pedagógicas. Demonstra as conseqüências dos limites e desafios, enfrentados pelos docentes da escola pública do Ensino Médio. Por fim, no seio dessas contradições, o estudo sinaliza o potencial do Ensino Médio, no enfrentamento dos desafios na rota das transformações, considerando sua cotidianidade, as suas referências temporais e espaciais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4727
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5843_1.pdf714,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons