Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4727

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Da Silva Salsa, Célia pt_BR
dc.contributor.authordo Socorro Carvalho Amariz Gomes, Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:22:31Z-
dc.date.available2014-06-12T17:22:31Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationdo Socorro Carvalho Amariz Gomes, Maria; Maria Da Silva Salsa, Célia. Ensino Médio na escola pública : continuidades e rupturas um estudo sobre a construção do saber docente. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4727-
dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre o processo de construção do saber docente na escola pública do Ensino Médio, a partir de uma perspectiva histórica, enfatizando as concepções de ensino e de conhecimento. Analisa as recentes mudanças ocorridas, nessa etapa da educação básica, em um município pernambucano, localizado no sertão do São Francisco Petrolina. Nos marcos da abordagem qualitativa, os dados foram coletados e analisados, mediante a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas, junto aos professores das três áreas do conhecimento da atual estrutura do Ensino Médio. Os dados indicam a presença de mudanças no processo de construção do saber docente, das diferentes áreas, no contexto da crise atual do conhecimento. Destacam o papel dos professores como sujeitos nucleares na concretização da reforma do Ensino Médio, no cotidiano escolar. O estudo revela que a ambigüidade é ainda a característica do Ensino Médio, enfatizando a separação entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, nas definições de prioridades políticas e ações pedagógicas. Demonstra as conseqüências dos limites e desafios, enfrentados pelos docentes da escola pública do Ensino Médio. Por fim, no seio dessas contradições, o estudo sinaliza o potencial do Ensino Médio, no enfrentamento dos desafios na rota das transformações, considerando sua cotidianidade, as suas referências temporais e espaciaispt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino Médio no Brasilpt_BR
dc.subjectPetrolinapt_BR
dc.titleEnsino Médio na escola pública : continuidades e rupturas um estudo sobre a construção do saber docentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5843_1.pdf714,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons