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    https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4727
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Maria Da Silva Salsa, Célia | pt_BR | 
| dc.contributor.author | do Socorro Carvalho Amariz Gomes, Maria | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:22:31Z | - | 
| dc.date.available | 2014-06-12T17:22:31Z | - | 
| dc.date.issued | 2005 | pt_BR | 
| dc.identifier.citation | do Socorro Carvalho Amariz Gomes, Maria; Maria Da Silva Salsa, Célia. Ensino Médio na escola pública : continuidades e rupturas um estudo sobre a construção do saber docente. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4727 | - | 
| dc.description.abstract | Esta pesquisa versa sobre o processo de construção do saber docente na escola pública do Ensino Médio, a partir de uma perspectiva histórica, enfatizando as concepções de ensino e de conhecimento. Analisa as recentes mudanças ocorridas, nessa etapa da educação básica, em um município pernambucano, localizado no sertão do São Francisco Petrolina. Nos marcos da abordagem qualitativa, os dados foram coletados e analisados, mediante a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas, junto aos professores das três áreas do conhecimento da atual estrutura do Ensino Médio. Os dados indicam a presença de mudanças no processo de construção do saber docente, das diferentes áreas, no contexto da crise atual do conhecimento. Destacam o papel dos professores como sujeitos nucleares na concretização da reforma do Ensino Médio, no cotidiano escolar. O estudo revela que a ambigüidade é ainda a característica do Ensino Médio, enfatizando a separação entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, nas definições de prioridades políticas e ações pedagógicas. Demonstra as conseqüências dos limites e desafios, enfrentados pelos docentes da escola pública do Ensino Médio. Por fim, no seio dessas contradições, o estudo sinaliza o potencial do Ensino Médio, no enfrentamento dos desafios na rota das transformações, considerando sua cotidianidade, as suas referências temporais e espaciais | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR | 
| dc.rights | openAccess | pt_BR | 
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * | 
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * | 
| dc.subject | Educação | pt_BR | 
| dc.subject | Escola pública | pt_BR | 
| dc.subject | Ensino Médio no Brasil | pt_BR | 
| dc.subject | Petrolina | pt_BR | 
| dc.title | Ensino Médio na escola pública : continuidades e rupturas um estudo sobre a construção do saber docente | pt_BR | 
| dc.type | masterThesis | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação | |
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|---|---|---|---|---|
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