Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47262

Share on

Title: Paralisia cerebral e aprendizagem : a inclusão na classe regular no ensino fundamental I.
Authors: LIRA, Lucy Melo de Aguiar
Keywords: Educação inclusiva; Paralisia Cerebral; Aprendizagem; Metodologia
Issue Date: 2-Sep-2021
Citation: LIRA, Lucy. Paralisia cerebral e aprendizagem : a inclusão na classe regular no ensino fundamental I.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Com a inclusão obtendo mais espaço, crianças com deficiência vêm sendo inseridas em sala de aula regular. Com essa nova realidade, diversos educadores se encontram em um novo campo da educação, onde novos conhecimentos devem ser inseridos para a obtenção da aprendizagem e inclusão desses alunos com deficiência, dessa forma, objetivamos apresentar neste artigo as principais etapas e os papeis de importância nesse processo de inclusão do aluno com paralisia cerebral. Inicia-se com um breve levantamento sobre o que é a Paralisia Cerebral, sua causa, características, limitações, formas de aprendizagem e metodologias utilizadas pelo professor para inclusão do aluno com paralisia cerebral, além de pronunciar sobre mais um ponto importante para a inclusão do aluno, que é o mediador (a). Salientando que o papel do educador nesse processo de inclusão é criar e buscar novas metodologias de ensino. Mostrando seguidamente que para o caminho da educação inclusiva ocorre um trabalho em equipe, com a participação do mediador que auxilia a criança em todas as atividades e momentos de necessidades. Dessa forma, será proporcionada para o aluno uma participação ativa no processo sócio-político-histórico-cultural da sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47262
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - Lucy Melo de Aguiar Lira.pdf272,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons