Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47262

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorLIRA, Lucy Melo de Aguiar-
dc.date.accessioned2022-10-26T15:33:26Z-
dc.date.available2022-10-26T15:33:26Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.date.submitted2022-10-25-
dc.identifier.citationLIRA, Lucy. Paralisia cerebral e aprendizagem : a inclusão na classe regular no ensino fundamental I.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47262-
dc.description.abstractCom a inclusão obtendo mais espaço, crianças com deficiência vêm sendo inseridas em sala de aula regular. Com essa nova realidade, diversos educadores se encontram em um novo campo da educação, onde novos conhecimentos devem ser inseridos para a obtenção da aprendizagem e inclusão desses alunos com deficiência, dessa forma, objetivamos apresentar neste artigo as principais etapas e os papeis de importância nesse processo de inclusão do aluno com paralisia cerebral. Inicia-se com um breve levantamento sobre o que é a Paralisia Cerebral, sua causa, características, limitações, formas de aprendizagem e metodologias utilizadas pelo professor para inclusão do aluno com paralisia cerebral, além de pronunciar sobre mais um ponto importante para a inclusão do aluno, que é o mediador (a). Salientando que o papel do educador nesse processo de inclusão é criar e buscar novas metodologias de ensino. Mostrando seguidamente que para o caminho da educação inclusiva ocorre um trabalho em equipe, com a participação do mediador que auxilia a criança em todas as atividades e momentos de necessidades. Dessa forma, será proporcionada para o aluno uma participação ativa no processo sócio-político-histórico-cultural da sociedade.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectParalisia Cerebralpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleParalisia cerebral e aprendizagem : a inclusão na classe regular no ensino fundamental I.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lucy Melo de Aguiar Lira.pdf272,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons