Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47249

Share on

Title: Uma metodologia educacional através da educação natural (a liberdade e o coração) : uma análise interventiva do "Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie" de Rousseau
Authors: SOUZA, Gleyson Bernardes de
Keywords: Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Ensino – Metodologia; Liberdade; Coração; Educação natural
Issue Date: 8-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SOUZA, Gleyson Bernardes de. Uma metodologia educacional através da educação natural (a liberdade e o coração): uma análise interventiva do "Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie" de Rousseau. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este estudo pretende traçar uma metodologia educacional com base na educação natural, a liberdade e o coração, através de uma análise interventiva do - Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie‖, obra de Rousseau - não abrindo mão do auxílio de outras obras de sua autoria ou de autores que contribuam com o tema. Dentro dos livros analisados encontraremos a filosofia natural de Rousseau e demarcaremos a metodologia educacional rousseauniana constante no Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie, compreendendo no que consiste o estado natural do homem e a educação do coração. Identificando e descrevendo relações entre o sistema filosófico de Rousseau e uma prática educativa efetiva, pelas bases dadas no Projeto. Por fim, elucidando e propondo, primordialmente, através dos conceitos e reflexões de Rousseau, uma estrutura educativa natural, teórico-prática, aplicável. Aplicando, em sala de aula, a metodologia educacional resultante da pesquisa e avaliando os resultados através do Estudo de Caso - metodologia científica de pesquisa considerada como análise qualitativa, a qual favorece as inovações das pesquisas, pois não se baseia em pressupostos estritamente históricos ou preestabelecidos, mas na possibilidade de análise dos resultados de uma investigação por seus critérios internos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47249
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Gleyson Bernardes de Souza.pdf827,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons