Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47249

Compartilhe esta página

Título: Uma metodologia educacional através da educação natural (a liberdade e o coração) : uma análise interventiva do "Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie" de Rousseau
Autor(es): SOUZA, Gleyson Bernardes de
Palavras-chave: Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Ensino – Metodologia; Liberdade; Coração; Educação natural
Data do documento: 8-Mar-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Gleyson Bernardes de. Uma metodologia educacional através da educação natural (a liberdade e o coração): uma análise interventiva do "Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie" de Rousseau. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este estudo pretende traçar uma metodologia educacional com base na educação natural, a liberdade e o coração, através de uma análise interventiva do - Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie‖, obra de Rousseau - não abrindo mão do auxílio de outras obras de sua autoria ou de autores que contribuam com o tema. Dentro dos livros analisados encontraremos a filosofia natural de Rousseau e demarcaremos a metodologia educacional rousseauniana constante no Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie, compreendendo no que consiste o estado natural do homem e a educação do coração. Identificando e descrevendo relações entre o sistema filosófico de Rousseau e uma prática educativa efetiva, pelas bases dadas no Projeto. Por fim, elucidando e propondo, primordialmente, através dos conceitos e reflexões de Rousseau, uma estrutura educativa natural, teórico-prática, aplicável. Aplicando, em sala de aula, a metodologia educacional resultante da pesquisa e avaliando os resultados através do Estudo de Caso - metodologia científica de pesquisa considerada como análise qualitativa, a qual favorece as inovações das pesquisas, pois não se baseia em pressupostos estritamente históricos ou preestabelecidos, mas na possibilidade de análise dos resultados de uma investigação por seus critérios internos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47249
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gleyson Bernardes de Souza.pdf827,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons