Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47214

Comparte esta pagina

Título : Análise da viabilidade de adesão à tarifa branca para administração energética residencial
Autor : NASCIMENTO, Jesse Andrei Nietzscher
Palabras clave : Engenharia Elétrica; Bandeiras tarifárias; Consumidores residenciais; Tarifa branca; Tarifa convencional
Fecha de publicación : 3-jul-2019
Citación : NASCIMENTO, Jesse Andrei Nietzscher. Análise da viabilidade de adesão à tarifa branca para administração energética residencial. 2019. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Os consumidores de Baixa Tensão, grupo B, unidades consumidoras atendidas em tensão abaixo de 2.300 volts, são caracterizados pela tarifa de energia do tipo monômia, que é constituída por valor monetário aplicável unicamente ao consumo de energia elétrica ativa, sem diferenciação horária. Em consequência disto, esses consumidores são apontados como os maiores responsáveis pelos custos de expansão dos sistemas de distribuição, pois existe um perfil de consumo com altas concentrações em certos momentos do dia. Então, buscando alterar esse cenário, incentivando os consumidores do referido Grupo a reduzirem seu consumo de energia elétrica no horário de maior carregamento do sistema, foi criada a Tarifa Branca, disponibilizada para adesão desde 2018, possibilitando um maior gerenciamento por parte do consumidor. Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo de viabilidade econômica da migração ou adesão à Tarifa Branca por consumidores residenciais, tomando como referência padrões de consumo de energia da cidade de Recife, Pernambuco. Buscando auxiliar os consumidores na tomada de decisão sobre a adesão à Tarifa Branca, foram considerados dados de consumo médio e valores tarifários vigentes. A ideia central foi fazer um estudo comparativo da Tarifa Branca com a Tarifa Convencional adotada hoje com o sistema de bandeiras tarifárias, avaliando também a disponibilidade do consumidor de modificar seus hábitos de consumo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47214
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Elétrica



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons