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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47175

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Title: Proposta de uma sequência didática baseada em pedagogia de projetos para o ensino de infecções sexualmente transmissíveis
Authors: ROCHA, Rodhes Geovana de Almeida
Keywords: infecções sexualmente transmissíveis; pedagogia de projetos; sequência didática
Issue Date: 7-Oct-2022
Citation: ROCHA, Rodhes Geovana de Almeida. Proposta de uma sequência didática baseada em pedagogia de projetos para o ensino de infecções sexualmente transmissíveis. 2022. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: As infecções sexualmente transmissíveis são facilmente transmitidas, principalmente pela via sexual, mas pode ocorrer transmissão pelo parto, durante a gestação, amamentação, através do contato com fluídos corporais, transfusão de sangue contaminado e objetos perfurocortantes. Essas infecções podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários. Além disso, as ISTs são avaliadas como o principal agente facilitador da transmissão do HIV. Os jovens são reconhecidos como o grupo populacional mais suscetíveis aos riscos epidemiológicos para infecções sexualmente transmissíveis, uma vez que existe um início prematuro da vida sexual desse grupo. A escola possui grande importância em trabalhar a temática sobre infecções sexualmente transmissíveis, já que o ambiente escolar é caracterizado como um espaço que permite as relações humanas, desenvolvimento e a vivência de valores essenciais ao indivíduo. As infecções sexualmente transmissíveis são estudadas dentro do currículo escolar de biologia e ciências, com isso o professor necessita de ferramentas que o auxilie na condução e execução das aulas. A pedagogia de projetos é uma estratégia de aprendizagem teórico-prática que possibilita uma prática pedagógica participativa, em que o aluno é posto em um contexto ativo de aprendizagem, ou seja, torna-se o protagonista do processo de aprendizado orientado pelo professor. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática baseada em pedagogia de projetos para o ensino de infecções sexualmente transmissíveis. Dessa forma, foi construída uma sequência didática que abordasse as infecções sexualmente transmissíveis sob investigação de aspectos culturais e religiosos ao redor do mundo, além disso foi dividida em cinco aulas e estruturadas em cinco tópicos: âncora, questão motriz, artefato, feedback e resultados apresentados publicamente. Essa sequência didática fornece ao professor uma possibilidade de trabalhar a temática sobre infecções sexualmente transmissíveis que foge do ensino tradicional, além de fornecer subsídio ao docente para que os objetivos da aula possam ser alcançados. Além disso, promove a participação ativa do estudante na busca pelo conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47175
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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