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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorROCHA, Rodhes Geovana de Almeida-
dc.date.accessioned2022-10-21T11:19:58Z-
dc.date.available2022-10-21T11:19:58Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.date.submitted2022-10-20-
dc.identifier.citationROCHA, Rodhes Geovana de Almeida. Proposta de uma sequência didática baseada em pedagogia de projetos para o ensino de infecções sexualmente transmissíveis. 2022. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47175-
dc.description.abstractAs infecções sexualmente transmissíveis são facilmente transmitidas, principalmente pela via sexual, mas pode ocorrer transmissão pelo parto, durante a gestação, amamentação, através do contato com fluídos corporais, transfusão de sangue contaminado e objetos perfurocortantes. Essas infecções podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários. Além disso, as ISTs são avaliadas como o principal agente facilitador da transmissão do HIV. Os jovens são reconhecidos como o grupo populacional mais suscetíveis aos riscos epidemiológicos para infecções sexualmente transmissíveis, uma vez que existe um início prematuro da vida sexual desse grupo. A escola possui grande importância em trabalhar a temática sobre infecções sexualmente transmissíveis, já que o ambiente escolar é caracterizado como um espaço que permite as relações humanas, desenvolvimento e a vivência de valores essenciais ao indivíduo. As infecções sexualmente transmissíveis são estudadas dentro do currículo escolar de biologia e ciências, com isso o professor necessita de ferramentas que o auxilie na condução e execução das aulas. A pedagogia de projetos é uma estratégia de aprendizagem teórico-prática que possibilita uma prática pedagógica participativa, em que o aluno é posto em um contexto ativo de aprendizagem, ou seja, torna-se o protagonista do processo de aprendizado orientado pelo professor. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática baseada em pedagogia de projetos para o ensino de infecções sexualmente transmissíveis. Dessa forma, foi construída uma sequência didática que abordasse as infecções sexualmente transmissíveis sob investigação de aspectos culturais e religiosos ao redor do mundo, além disso foi dividida em cinco aulas e estruturadas em cinco tópicos: âncora, questão motriz, artefato, feedback e resultados apresentados publicamente. Essa sequência didática fornece ao professor uma possibilidade de trabalhar a temática sobre infecções sexualmente transmissíveis que foge do ensino tradicional, além de fornecer subsídio ao docente para que os objetivos da aula possam ser alcançados. Além disso, promove a participação ativa do estudante na busca pelo conhecimento.pt_BR
dc.format.extent79 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectinfecções sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subjectpedagogia de projetospt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.titleProposta de uma sequência didática baseada em pedagogia de projetos para o ensino de infecções sexualmente transmissíveispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3016546022924259pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxSexually transmitted infections are easily transmitted, mainly through sexual intercourse, but transmission can occur through childbirth, during management, breastfeeding, through contact with bodily fluids. These infections can be caused by viruses, bacteria, fungi and protozoa. In addition, they are the main facilitators of HIV transmission. Adolescents and young people are recognized as the population group most susceptible to epidemiological risks for sexually transmitted infections, since there is a premature onset of sexual life in this group. The school has great importance in working on the issue of sexually transmitted infections, since the school environment is characterized as a space that allows human relationships, development and the experience of essential values for the individual. Sexually transmitted infections are studied within the biology and science school curriculum, so the teacher needs tools that help him or her in the conduction and execution of classes. The pedagogy of projects is a theoretical-practical learning strategy that enables a participatory pedagogical practice, where the student is placed in an active learning context, that is, he becomes the protagonist of the learning process guided by the teacher. In this sense, the present work aimed to develop a didactic sequence based on project pedagogy for the teaching of sexually transmitted infections. In this way, a didactic sequence was built that addressed sexually transmitted infections under investigation of cultural and religious aspects around the world, in addition it was divided into five classes and structured in five topics: anchor, driving question, artifact, feedback and results presented. publicly. This didactic sequence provides the teacher with a possibility to work on the topic of sexually transmitted infections that is outside traditional teaching, in addition to providing support to the teacher so that the objectives of the class can be achieved. In addition, it promotes the active participation of the student in the search for knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3332-7889pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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