Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47153
Share on
Title: | Análise de imagens do processo de divisão celular em livros da Ciências da Natureza - Biologia do Ensino Médio: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia |
Authors: | SILVA FILHA, Josefa Maria Guilherme da |
Keywords: | Divisão celular; Multimídia; Recurso imagético; Livro didático; Biologia |
Issue Date: | 5-Oct-2022 |
Citation: | FILHA, Josefa Maria Guilherme da Silva. Análise de imagens do processo de divisão celular em livros da Ciências da Natureza - Biologia do Ensino Médio: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia. 2022. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | O ensino de Biologia compreende conceitos complexos e abstratos, cujos livros didáticos podem atuam como ferramentas que diminuem a abstração do conteúdo e aproximam o aluno ao assunto estudado, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. A relevância e utilização dos livros didáticos é ainda mais evidente durante as aulas de biologia celular, pois o estudo prático envolve a utilização de microscópios, porém aproximadamente metade das escolas brasileiras públicas e privadas não possuem laboratórios de ciências para efetuar as aulas práticas. Com isso, este trabalho teve como objetivo analisar imagens de divisão celular em livros de Ciências da Natureza (Biologia) do Ensino Médio a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Para pesquisa foram selecionados cinco livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias aprovados pelo PNLD 2021. Com base na TCAM, as imagens do processo de divisão celular foram analisadas, e com isso identificou-se que algumas delas violam os princípios de Coerência, Sinalização e Contiguidade Espacial e ainda apresentam equívocos. Portanto, conclui-se que é de fundamental importância que os docentes analisem os livros didáticos antes de utiliza-los em sala de aula, para evitar que esses venham comprometer a aprendizagem dos discentes ao invés de contribuir positivamente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47153 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSEFA MARIA TCC II.pdf | 429,01 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License