Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47153
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA FILHA, Josefa Maria Guilherme da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T12:39:59Z | - |
dc.date.available | 2022-10-20T12:39:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-19 | - |
dc.identifier.citation | FILHA, Josefa Maria Guilherme da Silva. Análise de imagens do processo de divisão celular em livros da Ciências da Natureza - Biologia do Ensino Médio: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia. 2022. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47153 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Biologia compreende conceitos complexos e abstratos, cujos livros didáticos podem atuam como ferramentas que diminuem a abstração do conteúdo e aproximam o aluno ao assunto estudado, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. A relevância e utilização dos livros didáticos é ainda mais evidente durante as aulas de biologia celular, pois o estudo prático envolve a utilização de microscópios, porém aproximadamente metade das escolas brasileiras públicas e privadas não possuem laboratórios de ciências para efetuar as aulas práticas. Com isso, este trabalho teve como objetivo analisar imagens de divisão celular em livros de Ciências da Natureza (Biologia) do Ensino Médio a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Para pesquisa foram selecionados cinco livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias aprovados pelo PNLD 2021. Com base na TCAM, as imagens do processo de divisão celular foram analisadas, e com isso identificou-se que algumas delas violam os princípios de Coerência, Sinalização e Contiguidade Espacial e ainda apresentam equívocos. Portanto, conclui-se que é de fundamental importância que os docentes analisem os livros didáticos antes de utiliza-los em sala de aula, para evitar que esses venham comprometer a aprendizagem dos discentes ao invés de contribuir positivamente. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Divisão celular | pt_BR |
dc.subject | Multimídia | pt_BR |
dc.subject | Recurso imagético | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | Análise de imagens do processo de divisão celular em livros da Ciências da Natureza - Biologia do Ensino Médio: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9128314740045756 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Biology comprises complex and abstract concepts, whose textbooks can act as tools that reduce the abstraction of the content and bring the student closer to the subject studied, helping in the teaching-learning process. The relevance and use of textbooks is even more evident during cell biology classes, as the practical study involves the use of microscopes, but approximately half of Brazilian schools do not have science laboratories to carry out practical classes. With thus, this work aimed to analyze images of cell division in Natural Sciences books (focus on Biology) of High School from the Cognitivist Theory of Multimedia Learning (TCAM). For research, five textbooks of Natural Sciences and their technologies approved by the PNLD 2021 were selected. Based on the TCAM, the images of the cell division process were analyzed, and with that it was identified that some of them violate the principles of Coherence, Signaling and Spatial Contiguity and still have misunderstandings. Therefore, it is concluded that it is of fundamental importance that teachers analyze textbooks before using them in the classroom, to prevent them from compromising student learning instead of contributing positively. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1542-7061 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSEFA MARIA TCC II.pdf | 429,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons